Tônica e anti-inflamatória, Hera auxilia fígado
A Hera Terrestre é usada como medicamento desde a Idade Média por conta de suas propriedades de tônica, béquica (acalma a tosse), anti-inflamatória, vermífuga, antiespasmódica, adstringente, diurética e antiescorbútica. É usada com bons resultados contra vermes, desobstrução do fígado, inflamações na garganta.
Tem em seus princípios ativos, óleos voláteis como pinocarvona, mentona, pulegona, germacreno B e D, cis-ocimeno; Sesquiterpenos: glechomafurano, glechomanolídeo; Ácidos graxos: ácido 9-hidroxi-1 O-trans, 12-cis-octadecadiendico; Derivados do ácido cafeico: ácido rosmárico; Flavonoides: cimarosideo, carmosina, hiperosídeo da isoquercetrina, importantes para os efeitos causados para a saúde.
O chá pode ser obtido a partir de 10 gramas da planta em um litro de água e deve ser tomado três xícaras de chá por dia. O chá pode também ser usado para fazer gargarejos. O leite preparado numa decocção de 50 gramas de hera num litro e deve ser tomado uma xícara durante a noite, nos casos de bronquites.
Para lavar os olhos, orienta-se uma infusão com duas partes de hera-terrestre, uma de celidônea e um pouco de mel.
ASSUNTOS: Hera, Plantas medicinais, plantas que curam, Cura pela Natureza