Utilizada na medicina caseira, planta pode combater a diabetes
Planta medicinal também conhecida como Gencianela, Genciana-amarela e Gengiba, entre outros, a Genciana é utilizada na medicina caseira no tratamento de diabetes, alergias, amenorreia, anemia, diarreia, dor reumática, febre, azia, cálculos biliares, anorexia, artrite, fraqueza geral, gastrite, gota, icterícia, náuseas, resfriado, vermes intestinais e vômitos.
As propriedades medicinais dessa planta tem ação antidiabética, antiemética (combate enjoos), anti-inflamatória, antimicrobiana, digestiva, laxante, tônica e vermífuga.
Utiliza-se as folhas e raízes para fazer chá, que deve ser tomado antes das refeições. Adiciona-se uma colher (de chá) da raiz de Genciana em uma xícara com água fervente e deixe descansar por cinco minutos. Coa-se e beba de duas a três vezes por dia.
Essa planta, se usada sem moderação, causa efeitos colaterais como dor de cabeça e vômitos, quando consumida em excesso. Ela é contraindicada na gravidez e para paciente hipertensos, com predisposição para dores de cabeça ou com úlceras no estômago.
Veja também
ASSUNTOS: diabetes, Gencianela, Plantas medicinais, Cura pela Natureza