Planeta Netuno tem ano mais longo, dia curto e anéis como Saturno

ouça este conteúdo
|
readme
|
Quem tem medo de envelhecer poderia se mudar para o Planeta Netuno, se isso fosse possível. É que nesse que é considerado um dos mais enigmáticos planetas do sistema solar, um ano dura o equivalente a 164 anos na Terra, logo, não precisaria esconder a idade.
Brincadeiras à parte, Netuno foi descoberto em setembro de 1846 pelo astrônomo inglês William Lassell e foi o primeiro encontrado a partir de uma previsão matemática, antes de ser visto por meio de um telescópio em 23 de setembro de 1846.

Fim da reeleição para senadores e deputados oxigena a democracia
Recebeu o nome de Netuno em referência ao deus dos mares na mitologia romana, Poseidon. É o oitavo e último planeta em afastamento do Sol (antes da classificação de Plutão na categoria planeta-anão, Netuno era o penúltimo).
Se a Terra estivesse a 1 metro do Sol, Netuno estaria a quase 40 metros. E o dia em Netuno tem cerca de 16 horas. O planeta possui 17 vezes a massa da Terra e é o terceiro maior planeta do sistema solar em massa.
O primeiro a ver Netuno foi Galileu, que o registrou como uma estrela em um de seus desenhos e por isso não ganhou o crédito da descoberta.
Em 1781, logo após a descoberta do planeta Urano, surgiu uma pista sobre esse novo planeta, oportunidade em que os cientistas identificaram que havia flutuações inesperadas na órbita de Urano. Para resolver o mistério, propuseram a existência de um outro planeta, cujo campo gravitacional poderia justificar as variações orbitais.
Só em 1845, o astrônomo inglês John Couch Adams realizou seus cálculos visando definir a posição deste planeta desconhecido, mas seu trabalho não foi na Royal Society.
Um ano depois, o astrônomo francês Jean Joseph Le Verrier teve conclusão semelhante à de Adams, despertando na comunidade científica o interesse em confirmar a descoberta. Em 23 de setembro de 1846, o astrônomo alemão Johann Gall observou o novo planeta, perto de onde os cálculos de Adam e Le Verrier haviam previsto.
ANÉIS
Assim como Saturno, que tem sistema de anéis, Netuno também possui essa característica, tendo cinco deles. E é o planeta com os ventos mais velozes do Sistema Solar, chegando a 2.000 km/hora.
Lá existe uma tempestade maior do que a Terra, chamada de Grande Mancha Negra, levando 10 dias para dar a volta no planeta.
Das 14 luas que possui, a mais conhecida é Tritão, que é também o lugar mais frio do Sistema Solar, com temperaturas que podem alcançar -240º Celsius.
Outro detalhe sobre Tritão é o de ser a lua mais fedorenta do Sistema Solar, pois tem cheiro de amoníaco.
A cor azulada do planeta pode ser resultado do reflexo da luz solar sobre o metano, um dos elementos que formam a atmosfera de Netuno. Sua atmosfera é constituída de hidrogênio e hélio, além de vestígios de hidrocarbonetos, nitrogênio, água, amônia e metano.
O planeta já foi visitado pela espaçonave Voyager 2, da NASA, durante a sua grande volta pelo Sistema Solar. No sobrevoo em Netuno em 25 de agosto de 1989, a espaçonave passou a 3.000 km do polo norte do planeta, sendo essa a maior proximidade conseguida.
Durante o sobrevoo, foram realizados estudos na atmosfera de Netuno, seus anéis, a magnetosfera e também feito um sobrevoo em Tritão.

ASSUNTOS: Curiosidades