Com desemprego em alta, especialista em RH orienta sobre como preparar o currículo ideal
Com as taxas de desemprego atingindo índices cada vez mais altos, conseguir uma vaga no mercado de trabalho tem sido uma tarefa difícil. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o desemprego subiu 13,7% no primeiro trimestre deste ano. Nesse momento em que é cada vez maior a concorrência, especialistas na área de Recursos Humanos da Estácio ressaltam a importância de ter um currículo bem elaborado, capaz de atrair os recrutadores.
A professora do curso de Recursos Humanos, Edcléia Silva, orienta as pessoas que estão em busca de uma vaga de emprego, que preparem um bom currículo, com todas as informações necessárias em uma primeira apresentação. E que procurem inserir habilidades que demonstrem empatia e flexibilidade.
“O currículo é a primeira forma de contato da empresa com o candidato, por isso, o documento deve ser muito bem elaborado. É importante saber selecionar o que vai ser relacionado no currículo, de modo a chamar a atenção do recrutador”, frisou.
É primordial, diz ela, inserir informações verdadeiras, colocar todas as experiências profissionais, o grau de instrução (nível superior, mestrado, doutorado), uma foto 3x4 com fundo branco e a relação de cursos e palestras que já participou. “Os estudantes que estão em busca de vaga de estágio também deve ficar atentos a essas informações”, destacou.
A professora Paula Roberta reforça que, no caso dos estudantes que não possuem experiência, a dica é ressaltar trabalhos voluntários, viagens de intercâmbio, projetos acadêmicos, além de palestras e cursos.
ASSUNTOS: Currículo, desemprego, RH, Amazonas