Saiba como agir ao receber ligações de falsos sequestros
O delegado titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), Ivo Martins, alerta a população sobre golpes de falsos sequestros, praticados por telefone. Conforme a autoridade policial, na tarde de quinta-feira, dia 28, por volta das 15h30, no bairro Nova Cidade, zona Norte da capital, um mestre de obras de 38 anos recebeu uma ligação, informando que a filha dele, uma adolescente de 15 anos, teria sido sequestrada. Os infratores exigiram R$ 1 mil pelo resgate da garota.
De acordo com Ivo Martins, após falar com os supostos sequestradores, o homem entrou em contato com a equipe de investigação da DEHS e avisou sobre o ocorrido, relatando ter tentado entrar em contato com a adolescente, mas que ela não teria atendido às ligações. Policiais civis da especializada que estavam pelas proximidades da escola onde a garota estuda foram até o local e constataram que a menina estava no colégio e teria esquecido o aparelho celular em casa.
“Sem alinhar com a equipe da DEHS o pai da adolescente fez o que não é recomendado para esses casos. Ele atendeu às exigências dos infratores e depositou R$ 750 na conta informada. Após o depósito, em um supermercado do bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus, o pai soube que a menina estava em segurança”, destacou a autoridade policial.
Ivo Martins ressaltou que qualquer pessoa que passar por essa situação pode ligar para o distrito policial da área em que esteja ou para a própria especializada, pois os servidores já estão orientados sobre como agir diante desses casos. “O melhor é manter a clama, verificar a veracidade da informação recebida e procurar saber aonde a pessoa supostamente sequestrada está”, aconselhou.
Qualquer pessoa pode entrar em contato com a equipe da DEHS pelo número (92) 3636-2874 para denunciar casos como o supracitado ou pedir qualquer tipo de orientação relacionada à atividade da unidade policial.
Veja também
ASSUNTOS: DEHS, Ivo Martins, policial, sequestro, Policial