Compartilhe este texto

Estudo aponta que futebol pode causar altos níveis de demência a longo prazo

Por Portal Do Holanda

22/10/2019 5h26 — em
Esportes


Foto: Reprodução Pixabay

Com base em um estudo feito pela Universidade de Glasgow, na Escócia, um grupo de cientistas britânicos alertou para os problemas e consequências, a longo prazo, que o futebol pode trazer a seus jogadores, incluindo doenças neurodegenerativas, que estão frequentemente atreladas a mortes de indivíduos que trilharam carreira no esport.

Na pesquisa da universidade escocesa, foram analisadas 7.676 causas de mortes de homens que nasceram entre 1900 e 1976, e seguiram carreira profissional dentro das quatro linhas.

Segundo o site Uol, o estudo foi realizado com cerca de de 23 mil pessoas comuns, e o resultado foi impressionante. De acordo com os cientistas, os ex-jogadores profissionais que participaram da pesquisa tiveram um percentual de morte, em função de doenças neurodegenerativas, 3,5 vezes maior do que o esperado.

Líder do estudo, Willie Stewart alerta, por exemplo, para uma chance cinco vezes maior de ex-atletas serem afetados pela doença de Alzheimer conforme o envelhecimento. O ponto positivo do estudo, por outro lado, aponta para uma diminuição do percentual de mortes de ex-jogadores por conta de doenças mais comuns, incluindo alguns tipos de câncer.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: demência, doenças, futebol, Esportes

+ Esportes