Em depoimento, Valeixo confirma versão de Moro sobre decisão de Bolsonaro
O ex-diretor-geral da Polícia Federal Maurício Valeixo confirmou a versão de Sergio Moro a respeito de sua demissão. Em depoimento, nesta segunda-feira (11), ele disse que Bolsonaro ligou para informar que a exoneração do cargo seria publicada ‘a pedido’, que é quando o ocupante pede para deixar o cargo.
O depoimento de Valeixo contraria o que foi publicado no Diário Oficial, embora o nome do ex-ministro tenha aparecido na publicação na época.
Ainda segundo o site de notícias Globo, o depoimento durou mais de 6h. Valeixo foi exonerado no dia 24 de abril após a notícia Moro decidiu deixar o cargo e acusou o presidente de querer interferir na Polícia Federal.
A partir daí deu inicio as investigações. Alexandre Ramagem também prestou depoimento, hoje, em Brasília.
Trechos do depoimento foram divulgados pelo site de notícias Globo. Leia a seguir:
No depoimento, Valeixo foi perguntado qual seria a definição dele de "interferência política" na Polícia Federal".
Respondeu que: "Para o depoente [Valeixo], a partir do momento em que há uma indicação com interesse sobre uma investigação específica, estaria caracteriza uma interferência política, o que não ocorreu em nenhum momento sob o ponto de vista do depoente; que em duas oportunidades, uma presencialmente, outra pelo telefone, o presidente da República teria dito ao depoente que gostaria de nomear ao cargo de Diretor-Geral alguém que tivesse maior afinidade, não apresentando nenhum tipo de problema contra a pessoa do depoente; que o depoente registra que o presidente nunca tratou diretamente com ele sobre troca de superintendentes nem nunca lhe pediu relatórios de inteligência ou informações sobre investigações ou inquéritos policiais."
"[Valeixo disse] que em junho de 2019 foi consultado pelo ex-ministro Sergio Moro sobre a possibilidade de troca do superintendente do Rio de Janeiro, dr. Saadi, pelo dr. Saraiva, então superintendente do Amazonas; [disse também] que segundo o dr. Moro, esse nome havia sido ventilado pelo presidente da República; que não sabe dizer por quais razões o presidente da República teria sugerido aquele nome", declarou Valeixo em outro trecho.
Veja também
ASSUNTOS: depoimento pf, depoimento valeixo, sergio moro e valeixo, Política