Dia do Índio será celebrado com 2 mil indígenas nas ruas de Manaus
Manaus/AM- O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Fundação Estadual do Índio (FEI), promove, no período de 15 de abril a 05 de maio de 2017, o “Programa Abril Cultural Indígena”, que apoia a realização de manifestações artísticas, culturais e esportivas em alusão ao Dia do Índio. As programações acontecem na capital e em diversos polos indígenas no interior do Estado, como São Gabriel da Cachoeira, Lábrea, Manicoré e Benjamin Constant. Em Manaus, a “Marcha da Resistência Indígena no Amazonas” deve reunir 2 mil lideranças indígenas de 30 municípios do Amazonas.
No dia 19 de abril, Dia do Índio, a marcha seguirá pelas ruas da capital em direção à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e Universidade Estadual do Amazonas (UEA), tendo como encerramento do primeiro dia uma grande celebração com danças, rituais e outras manifestações artísticas, a partir das 19h, no Espaço Kairós (local do acampamento), localizado no Bairro da União, zona Centro-Sul da capital. No segundo dia de evento (20), a marcha segue para a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Fundação Nacional do Índio (Funai).
As atividades do Programa Abril Cultural Indígena no interior tem como principais eventos: o Encontro de lideranças Indígenas do Amazonas, de 16 a 18 de abril, na Aldeia São Felix, em Autazes; a IV Semana dos Povos Indígenas do Vale do Javari, nos dias 18 e 19 de abril, em Atalaia do Norte; o Festival Cultural do Povo Mura, nos dias 18 e 19 de abril, na aldeia Piranha; a Semana Cultural dos Povos Indígenas, de 17 a 23 de abril, em Lábrea; o 3º Festival Indígena Ticuna de Açaí, de 15 a 17 de abril, em Benjamin Constant; e a Assembleia Eletiva da Organizacao Dos Povos Indigenas Tora, Tenharin, Apurinã, Mura , Parintintin e Piraha (OPITTAMPP), nos dias 29 e 30 de abril, em Manicoré.
ASSUNTOS: dia do índio, Manaus, Amazonas