Criança de 7 anos surpreende a todos por ter coração fora da caixa torácica
Uma garotinha russa de 7 anos de idade chamada Virsaviya Borun-Goncharova, nasceu com uma rara síndrome, Pentalogia de Cantrell, também conhecida como Síndrome Toracoabdominal.
De acordo com o site Mega Curioso, é uma síndrome que afeta cinco em cada milhão de pessoas e, devido a esse problema, Virsaviya não tem uma parte dos ossos do peito e parte da musculatura abdominal, e não possui diafragma — uma camada muscular que tem um importante papel na respiração e separa a cavidade torácica, que contém o coração e os pulmões, da cavidade abdominal. Por conta dessa condição, a russa nasceu com os intestinos e o coração “fora” de suas respectivas cavidades.
Quando a pequena russa nasceu, os médicos disseram que ela não sobreviveria por muito tempo. Mas Virsaviya surpreendeu a todos e, devido à raridade de seu caso, a menina foi levada pela mãe, Dari, aos Estados Unidos para tratamento. No entanto, como a pequena sofre de pressão alta, de problemas renais — pielonefrite e pielocistite — e urinários que fazem com que ela fique doente com frequência, os médicos acharam arriscado operar Virsaviya.
Assim, ela vive com sua condição, e a única coisa que protege o seu coração é uma fina camada de pele — através da qual é possível ver o órgão pulsando.
ASSUNTOS: doença rara, Mundo