Descubra como amenizar as dores e os desconfortos da gravidez
A gestante pode ter vários tipos de desconfortos durante a gestação - alguns passageiros e outros permanentes. Alguns podem ocorrer nas primeiras semanas, enquanto outros aparecem perto do parto. É muito comum e normal ter uma digestão ruim na gestação. Isso é decorrente de mudanças hormonais. A náusea normalmente ocorre no começo quando o corpo está se ajustando aos maiores níveis hormonais. A boa notícia é que ela normalmente desaparece até o quarto mês de gestação (apesar de alguns casos ela persistir durante toda a gestação). Ela pode ocorrer a qualquer hora do dia, mas pode ser pior de manhã, quando o estômago está vazio ou se não estiver comendo o suficiente.
Dores de cabeça podem ocorrer a qualquer momento da gravidez. Elas podem ser causadas por tensão, congestão, constipação ou em alguns casos, pré-eclâmpsia (detectada após 20 semanas). A circulação sanguínea da gestante e níveis hormonais podem tornar as gengivas mais inchadas e doloridas e, ela pode sangrar com maior facilidade. A gestante também pode desenvolver sangramentos nasais. Tontura pode ocorrer desde o meio até o final da gestação. Ela ocorre, pois a progesterona dilata os vasos sanguíneos por isso o sangue tende a se acumular nas pernas. Mais sangue também está indo para o útero em crescimento. Isso causa uma queda na pressão arterial, especialmente que a gestante muda de posição. Se os níveis de açúcar no sangue caírem muito, a tontura pode aparecer.
Hemorróidas são vasos sanguíneos inchados que aparecem como caroços dolorosos no ânus. Durante a gestação, elas podem se formar decorrentes do aumento da circulação e da pressão no reto e na vagina. A pressão do útero em crescimento pode causar câimbras nas pernas ou dores agudas. Dores agudas em qualquer lado do estômago podem ser resultado do tecido alongando para dar conta do útero em crescimento. Essas dores podem também viajar para as coxas e pernas. Os músculos uterinos podem contrair começando no segundo trimestre de gestação. Contrações não frequentes e irregulares são chamadas de contrações Braxton-Hick, também conhecidas como falsa dor de parto e, são comuns na gestação.
ASSUNTOS: dores, gravidez, mulher, Saúde e Bem-estar