Semsa registra 222 casos de LER/DORTs em 2014
ecretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o Centro de Referência Municipal em Saúde do Trabalhador (Cerest/Manaus) comemoraram, neste sábado, 28, o Dia de Conscientização sobre as Lesões por Esforços Repetitivos e de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER / DORT), reforçando a importância das ações preventivas junto aos trabalhadores.
No ano passado, o município de Manaus notificou 222 casos de Lesões por Esforços Repetitivos e de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER / DORT). O número representa o dobro do registrado no ano de 2013, quando houve a notificação de 110 casos no Sistema Único de Saúde (SUS). A informação é do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan/SUS), do Ministério da Saúde.
A fisioterapeuta do Cerest/Manaus, Flávia Palhares, explicou que as LER/DORTs representam um conjunto de doenças desencadeadas pelo trabalho e que incluem bursite, tendinite, tenossinovite, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro torácico, síndrome do pronador redondo, mialgias, entre outras doenças que afetam músculos, nervos e tendões.
Os danos surgem a partir da utilização excessiva do corpo e da falta de tempo para recuperação. A parte do corpo mais afetada são os membros superiores, provocando sintomas como dor, cansaço, dormência e sensação de peso, atingindo principalmente pessoas do sexo feminino.
ASSUNTOS: dorts, ler, Semsa, Amazonas