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Casas Bahia monitora redes para direcionar descontos em lojas na Black Friday

Por Folha de São Paulo

14/11/2024 8h15 — em
Economia



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Casas Bahia anunciou nesta quarta-feira (13) a criação de uma central de monitoramento online dos consumidores nas redes sociais, para identificar o que os usuários querem comprar nesta Black Friday. Em tempo real, a varejista identifica quais são os produtos e as categorias mais buscadas em cada estado do país, dando autonomia aos gerentes regionais para oferecerem descontos de acordo com a demanda, além de promover live commerce (vendas ao vivo nas redes sociais).

O monitoramento da "Central Black", instalada na megaloja da rede na marginal Tietê, em São Paulo, começou no último dia 27 e desde então a empresa deu início a lives, com promoções pontuais que podem ter descontos agressivos, de até 80%. Uma fritadeira elétrica da marca Philco saiu a R$ 90, cerca de 20% do seu valor original. Já o iPhone 13 pode ser adquirido a R$ 2.000 (o preço original gira em torno de R$ 3.500).

A equipe que cuida da definição de preços dos produtos trabalha na central em conjunto com o time de inteligência de mercado, que faz o monitoramento das redes sociais e das "trends" (conteúdos digitais mais populares), por região.

A partir dessa análise, o departamento comercial dispara os cupons de desconto para determinadas categorias, tanto para a venda digital quanto paras as lojas. Os cupons chegam às mãos dos gerentes regionais (são pelo menos dois por estado), que decidem o tamanho do desconto, segundo suas metas de vendas, e avisam os gerentes de lojas.

"O gerente chama o cliente para negociação e faz a venda do que está sendo mais buscado", disse Renato Franklin, presidente da Casas Bahia, durante entrevista coletiva. "A gente consegue ver as tendências e estimar o que vai estar em evidência no dia seguinte, quando abrir a loja."

Segundo ele, a rede já fez testes de liberar dez cupons "agressivos" por loja, entre 40% e 50% de desconto, para chamar a atenção da clientela para determinadas categorias, e o resultado tem sido positivo. De agora até a Black Friday, no próximo dia 29, a ideia é intensificar essa estratégia. "Também oferecemos outros descontos menos expressivos, de 5% a 15%, para vender com margem de lucro", diz. "Mas com as promoções mais agressivas conseguimos trazer tráfego para as lojas, aumentar nossa venda em volume e gerar engajamento."

A empresa também reforçou o caixa para a data: vai oferecer R$ 1 bilhão em crédito para consumidores fazerem suas compras com cartão da loja ou crediário online. No cartão da loja, as compras podem ser divididas em até 30 vezes sem juros. "O valor de R$ 1 bilhão é 30% superior ao que oferecemos na Black Friday do ano passado", diz Franklin.

A empresa, que está em recuperação extrajudicial desde abril deste ano, quando apresentou dívidas de R$ 4,1 bilhões, diz que passou a ter mais acesso a crédito junto às instituições financeiras depois do segundo trimestre, a partir da reestruturação financeira.

"A gente realmente estava vivendo um momento em que era difícil captar [recursos]. Mas depois da divulgação do segundo trimestre, com a operação começando a entrar em ordem, hoje a gente tem bastante oferta de crédito e temos feito operações com fundos de investimento, o que tem suportado esse crescimento", disse Franklin.

Nesta Black Friday, que tem como garota propaganda a influenciadora digital Beatriz Reis, conhecida como "Bia do Brás", a Casas Bahia também vai oferecer, com anuidade grátis, 200 mil cartões de crédito aos consumidores -o dobro do ofertado no evento do ano passado. Questionado pela reportagem sobre o risco de aumento da taxa de inadimplência, Franklin afirmou que a empresa tem mantido o índice sob controle, limitado a 9% dos consumidores com mais de 90 dias de atraso.

A companhia aumentou a aposta das redes sociais no evento deste ano, diminuindo a presença na mídia tradicional. "Com isso conseguimos aumentar nossos descontos", diz Franklin. A "Central Black" também vai funcionar como estúdio, com conteúdo ao vivo, produzido por um time de cerca de 150 influenciadores.

Para atender o movimento gerado pela última sexta-feira de novembro, a Casas Bahia preparou um horário de funcionamento especial, com 617 lojas de rua abertas das 7h às 20h. Algumas lojas também vão funcionar 24 horas na Black Friday.


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