Donald Trump afirma estar conversando com alguém na China e o que importa no mercado
ouça este conteúdo
|
readme
|
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Donald Trump afirma estar conversando com alguém na China, XP demora um mês para avisar clientes de vazamento de dados e outros destaques do mercado nesta sexta-feira (25);

'Nós viemos aqui para beber ou pra conversar?' Beber. E depois a matança...
**TELEFONE SEM FIO**
Todo mundo já foi criança e toda criança já brincou de telefone sem fio. Donald Trump e Xi Jinping resolveram lembrar dos velhos tempos e a rodada do jogo parece não acabar.
De um lado, os EUA dizem ter se reunido com autoridades chinesas para discutir o embate tarifário que as nações travam. Do outro, a China diz não ter falado com ninguém. E, no fim, ninguém sabe quem tem razão.
Fulano de tal é, aparentemente, o nome do correspondente asiático com os americanos. Trump, quando perguntado, disse que não poderia identificar com quem tinha discutido a política comercial, mas afirma e reafirma que conversou com alguém de lá.
Eles [Pequim] tiveram uma reunião nesta manhã, disse o presidente. "Não importa quem são 'eles'. Podemos revelar isso mais tarde, mas eles tiveram reuniões esta manhã, e nós estamos nos reunindo com a China."
O líder que começou a história toda das taxas quer um acordo comercial justo para ambas as partes, sem esclarecer o que o adjetivo significa neste caso.
INFORMAÇÃO FALSA
Disse o governo do país oriental sobre a existência de reuniões.
China e Estados Unidos não se consultaram nem negociaram sobre a questão tarifária, muito menos alcançaram um acordo, declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Guo Jiakun.
VOLTANDO ATRÁS?
Trump e seu secretário do Tesouro, Scott Bessent, indicam que, talvez, eles tenham voado perto demais do sol. Com tarifas de 145% nas importações para a nação rival rebatidas com 125% do outro lado fica difícil competir.
50% ou 60% é a possível nova alíquota que os EUA podem aplicar à China, segundo o publicado pelo jornal Financial Times.
O republicano disse nesta semana que não jogaria duro com os adversários e reduziria substancialmente as tarifas. Bessent reverberou o que disse o chefe, afirmando que não acha que nenhuma das partes considere sustentáveis os níveis tarifários atuais.
Se eles acham a rixa ruim fariam uma oferta unilateral para uma desescalada das alíquotas? De forma alguma, respondeu o responsável pelo Tesouro.
**IH, VAZOU**
Tal qual você só percebe um problema no seu encanamento quando o vizinho de baixo avisa, a XP Investimentos só descobriu que seu sistema estava frágil demais depois que ele foi invadido.
A corretora comunicou ontem um vazamento de dados que pode ter afetado um grande número de clientes, tanto da instituição financeira, quanto da Rico, braço da companhia.
MUITO CALMA NESSA HORA
Não foram expostas informações como senhas, assinaturas eletrônicas, biometrias, CPF ou documentos de identidade, segundo informou a empresa em email a clientes.
Mas a falha de segurança afetou dados com os números de conta, saldo, posição, nome do assessor e limite de créditos tudo referente ao mês de março.
Ainda, dados cadastrais foram vazados: nome, telefone, e-mail, data de nascimento, CEP, estado civil, gênero, cargo e nacionalidade.
E também sobre os produtos financeiros sem os respectivos detalhamentos, limitando-se a informações binárias, como se possui ou não cartão de crédito e débito, seguro, consórcio, previdência e portabilidade de salário. Ufa?
Se você tem conta na XP fique alerta para contatos suspeitos e desconfie de ligações em nome da corretora sobre procedimentos de segurança e reconhecimento de compras ou transações. Essas são as instruções da empresa.
Para não cair em golpes, aí vai um manual de como (tentar) se proteger.
↳ Sempre que alguém ligar pedindo alguma informação que você se sente desconfortável em dar, não hesite em ligar para a instituição financeira, loja ou empresa e questionar se aquele dado é realmente necessário.
TEMPO É DINHEIRO.
O vazamento aconteceu em 23 de março. Questionada pela Folha sobre a demora de um mês para informar a falha de segurança, a XP disse que "a comunicação só poderia ser feita após a apuração do ocorrido, porém o acesso foi interrompido imediatamente".
OUTRAS HISTÓRIAS.
A XP já havia inaugurado o ano com outra polêmica. Em março, uma casa de análises americana acusou a corretora de usar um modelo de negócios insustentável para atrair clientes. A empresa negou a situação.
**PIX PRA LÁ, PIX PRA CÁ**
O Pix, ao mesmo tempo que facilitou a vida de muitos brasileiros, também virou alvo de golpes e fraudes. Enquanto alguns correm para inventar novas formas de pegar dinheiro dos desavisados, outros tentam estar dez passos à frente e impedi-los. Vamos falar sobre o queridinho do Brasil.
11 milhões são as queixas de fraude no Pix recebidas pelo Banco Central no ano passado, das quais 4,7 milhões se confirmaram.
R$ 6,5 bilhões é o prejuízo acumulado para os correntistas.
O número de fraudes registradas pelo fiscalizador disparou cerca de 80% em relação a 2023, quando houve 2,6 milhões de ocorrências.
TRAGO SEU AMOR OU SEU DINHEIRO DE VOLTA.
O BC garantiu a devolução de cerca de R$ 459 milhões, o que representa 7% do valor movimentado em golpes financeiros, roubo de conta e casos de extorsão.
Muitas vezes, a autarquia não consegue estornar o valor devido à falta de saldo na conta destino, o que motivou 86% das recusas. É mais uma estratégia das quadrilhas para pulverizar as quantias extraviadas entre contas laranja por meio de mais Pix.
E AGORA?
Nem tudo está perdido. O Pix é um produto financeiro relativamente novo, e ainda há muito para atualizar, modernizar e desenvolver.
O futuro do combate aos golpes e às fraudes nas transferências pode ser parecido com o que acontece no mundo dos cartões de crédito.
As empresas envolvidas em transações, como as adquirentes, as bandeiras e os bancos, têm um funil de dados que os ajuda a identificar falhas e mudanças bruscas de comportamento dos clientes.
Você já recebeu um questionamento ou uma contestação de compra? Pode parecer chato, mas é uma forma de te proteger.
O FUTURO VEM AÍ.
O método de pagamento vai evoluir, e rápido. É o que prevê Rodrygo Moço, Head de Produto da Adyen na América Latina. A jornada sem redirecionamento é a bola da vez.
A ideia é que você não recise passar pela via crucis de abrir o aplicativo do banco, abrir a câmera, ler o QR Code, confirmar as empresas querem que você gaste dinheiro sem perceber.
Ainda, o Pix automático chegará logo para oferecer pagamentos recorrentes. É parecido com o débito automático, mas com as características do método novo.
Nessa mesma toada o governo estuda uma proposta para transformar o vale-refeição em Pix. O que você acharia da empreitada?
**PARA VER**
A REDE SOCIAL (2010)
The Social Network. Max, 121 min.
Quando foi lançado, há 15 anos, este filme causou burburinho. Isso porque era o auge da rede social Facebook que ainda não era Meta nem era dona do Instagram e todos queriam saber mais sobre quem teve a ideia da década.
Contudo, o longa mostra que mais gente é responsável pelo sucesso da plataforma mais pessoas do que levaram o crédito, que recaiu quase todo sobre Mark Zuckerberg.
De estudante de Harvard a bilionário, a obra conta o começo da história de uma das maiores empresas do mundo. Retratado como ambicioso e alpinista social, em certa medida, o empresário se sentiu ofendido pela representação, conforme comentou em entrevistas posteriores ao lançamento.
Para entender melhor a polêmica, só vendo.
**O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER**
Disparou. A bolsa brasileira fechou no maior nível desde setembro com a perspectiva de que a guerra comercial possa ter uma trégua.
Dominando tudo. O lucro da Alphabet, controladora da Google, cresceu 46% no primeiro trimestre do ano. O bom desempenho fez as ações da empresa decolarem.
Acalme o coração a CGU informou que os beneficiários do INSS que tiveram desconto irregular serão ressarcidos.

ASSUNTOS: Economia