Ministro da Agricultura prevê redução nos preços dos alimentos nas próximas

ouça este conteúdo
|
readme
|
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou nesta quarta-feira (9) que a recente queda global nos preços das commodities deve impulsionar uma redução ainda maior nos preços dos alimentos no Brasil nas próximas semanas. Segundo o ministro, outros fatores, como a renovação dos estoques e a diminuição da demanda por ovos após a Páscoa, também contribuirão para essa tendência.
Fávaro destacou que já há sinais de queda nos preços de alguns produtos, como a carne bovina, tanto no atacado quanto no varejo. Ele afirmou que essa tendência se estenderá a outros alimentos, como óleo de soja, arroz e feijão, e que os preços dos ovos também devem diminuir após o período da Páscoa.

Você é vítima, mas vai pagar a conta
O ministro atribuiu a queda nos preços dos alimentos às medidas adotadas pelo governo para estimular a safra e aumentar a oferta, sem intervenção direta no mercado. Ele expressou confiança de que essas medidas resultarão em preços ainda mais baixos para o consumidor nos supermercados.
Plano Safra e apoio aos produtores
Fávaro se reuniu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir o Plano Safra 2025-2026, que entrará em vigor em 1º de julho. A prioridade do Ministério da Agricultura e Pecuária será a subvenção das linhas de crédito do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), buscando manter os juros em 8% ao ano.
Para os grandes produtores, o governo pretende ampliar a oferta de linhas de crédito vinculadas ao dólar, com juros abaixo de 10% ao ano. Segundo Fávaro, essa medida não terá custo para o Tesouro Nacional e beneficiará os produtores que exportam grande parte de sua produção.
O ministro informou que já se reuniu com o Banco do Brasil e que pretende discutir com outros bancos que operam o crédito rural o aumento da oferta de linhas de crédito dolarizadas.

ASSUNTOS: Economia