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Novo Hyundai Creta 1.6 turbo supera versão 2.0 em desempenho e consumo, mas só aceita gasolina

Por Folha de São Paulo

30/12/2024 10h00 — em
Economia



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A maior diferença do novo Hyundai Creta em relação ao antecessor não está no visual, mas, sim, sob o capô da versão Ultimate. O motor 2.0 flex (167 cv) foi substituído pelo 1.6 turbo a gasolina (193 cv), equipado com injeção direta e casado a um câmbio automático de dupla embreagem e sete marchas. Essa opção foi a primeira da linha 2025 a passar pelo teste Folha Mauá.

Bastou rodar poucos quilômetros para perceber que a suavidade de antes deu lugar à esportividade. As trocas de marcha ficaram mais perceptíveis, e houve evolução nos números de aceleração e retomada.

De acordo com o IMT (Instituto Mauá de Tecnologia), o Creta turbinado precisou de 7,8 segundos para ir do zero aos 100 km/h. Para comparar, o antigo Ultimate 2.0 flex (167 cv) cumpriu a mesma prova em 10,1 segundos quando abastecido com etanol.

O motor 1.6 turbo foi também mais econômico. Na cidade, a média com gasolina ficou em 12,4 km/l, enquanto a versão Ultimate anterior registrou 11,4 km/l na mesma condição.

Mas o fato de não ser flex pesa contra o novo Creta topo de linha, que custa R$ 189.990. Seus principais concorrentes podem ser abastecidos com o combustível de origem renovável, a exemplo do Volkswagen T-Cross Highline 1.4 TSI (R$ 180.690) e do Honda HR-V Advance 1.5 turbo (R$ 190,1 mil).

Em comparação a esses rivais de mercado, o Hyundai sai na frente em desempenho. O SUV compacto da VW precisou de 8,8 segundos para ir do zero aos 100 km/h, enquanto o Honda cumpriu a prova em 8,6 segundos, de acordo com o IMT.

Quem desejar um Creta com motor flex terá de optar pela versão com motor 1.0 turbo (120 cv) e câmbio automático de seis marchas. Seus preços sugeridos vão de R$ 141.890 a R$ 182.090.

Todas as versões trazem seis airbags entre os itens de série, além de direção com assistência elétrica e ar-condicionado. A partir da opção Limited (R$ 156.490), o SUV compacto da Hyundai vem com sistema de frenagem autônoma em caso de emergência e sensores que leem as faixas no asfalto.

A opção Ultimate avaliada traz ainda teto solar panorâmico, rodas de 18 polegadas e ventiladores embutidos nos assentos dianteiros. O painel digital e a central multimídia foram integrados e formam uma única peça, seguindo a tendência do mercado.

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HYUNDAI CRETA ULTIMATE

Preço: R$ 189.990 (dezembro/2024)

Motor: flex, dianteiro, turbo, 1.598 cm³, gasolina

Potência: 193 cv a 6.000 rpm

Torque: 27 kgfm a 1.700 rpm

Transmissão: câmbio automático de dupla embreagem, sete marchas

Pneus: 215/55 R18

Peso: 1.355 kg

Porta-malas: 422 litros

Comprimento: 4,33 m

Largura: 1,79 m

Altura: 1,64 m

Entre-eixos: 2,61 m

Aceleração (0 a 100 km/h, em segundos): 7,8

Retomada (80 km/h a 120 km/h, em segundos): 5

Consumo urbano (km/l): 12,4

Consumo rodoviário (km/l): 18,1


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