Compartilhe este texto

Política, negócios e droga tornam sul do Amazonas área explosiva

Por Portal Do Holanda

26/12/2013 21h21 — em
Editorial



Há muito se vem alertando que o sul do Amazonas está se transformando num barril de pólvora. A linha que separa o Estado do norte de Mato Grosso e de Rondônia é a última fronteira agrícola do país e também a última barreira ao Arco do Desmatamento na Amazônia. Ali se conflitam interesses antagônicos como o poder político corrupto, o poder econômico da soja, o crime organizado, pequenos sitiantes e posseiros. A presença precária da Lei e da Justiça é um ingrediente a mais para aumentar o clima de tensão e de insegurança social. O que aconteceu anteontem em Humaitá é apenas uma mostra  do que vem acontecendo silenciosamente seja no centro da mata, seja nos gabinetes políticos.

Já no dia 2 de julho deste ano o deputado Cabo Maciel denunciava na Assembleia Legislativa a existência de uma quadrilha "muito bem organizada", atuando no tráfico de drogas, contrabando de ouro e tráfico de influência na região. Logo em seguida, uma operação da Polícia Civil de Rondônia desmontou um esquema montado por bandidos que financiava campanhas políticas em troca de favores e cargos públicos. Cinco deputados rondonienses foram afastados do cargo por suspeita de participação no esquema. Hermínio Coelho (PSD-RO), presidente da Assembleia Legislativa, era um deles.

A rodovia Transamazônica, que ali cruza com a BR-319 (AM) e faz conexão com a BR-230 (AM/AC), encontra-se aparentemente abandonada, mas na verdade é um "eixo monumental" para o escoamento de drogas e ouro oriundos da Bolívia e dos garimpos no sul do Amazonas. Na área, não existe um só posto da Polícia Rodoviária Federal, embora pelas estradas "abandonadas" se possa chegar a Belém, Brasília e o resto do país.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Editorial

+ Editorial