Livro analisa relações interculturais estabelecidas na educação indígena no Amazonas
Manaus/AM- O livro “O Brincar e suas Relações Interculturais na Escola Indígena” possibilita a inserção de conhecimentos indígenas na educação básica e no ensino superior, segundo o escritor da obra, o professor doutor João Luiz da Costa Barros, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A literatura, que é fruto da pesquisa desenvolvida no processo de doutoramento do professor, recebeu fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
De acordo com o pesquisador, a escrita foi a proposta de pesquisa estabelecida para o processo de doutoramento em Educação, no ano de 2009, para a Universidade Metodista de Piracicaba, em São Paulo. Ele reforçou que importância da obra está na associada à divulgação dos saberes e conhecimentos científicos e tradicionais.
O livro foi publicado em 2015 pela editora Appris, de Curitiba. A literatura tem cunho científico e acadêmico. Conforme o pesquisador, o texto é de autoria própria e conta com citações diretas e indiretas de autores, que complementam o raciocínio do escritor durante o processo da escrita. Ele reforça que o livro atende aos profissionais da educação.
De acordo com o pesquisador, além de apoiar a publicação do livro (via edital Biblos) a Fapeam também financiou o doutorado em Educação conquistado por ele, que durou quatro anos.
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