Compartilhe este texto

365 aponta Eduardo e Amazonino embolados e Rebecca em terceiro

Por Portal Do Holanda

24/06/2017 23h01 — em
Amazonas


Foto: Reprodução

O instituto #Pesquisa365 divulgou neste domingo (25) os dados mais recentes sobre a preferência do eleitorado para as eleições suplementares deste ano no Amazonas.

A pesquisa ocorreu entre os dias 19 a 22 de junho e entrevistou 1.800 eleitores na capital e 1.200 no interior, totalizando 3.000 coletas. A margem de erro máxima estimada é de 2 pontos percentuais com grau de confiabilidade de 95% e está registrada no TSE sob o número AM07524/2014TSE.

PRIMEIRA E SEGUNDA OPÇÃO


Os resultados apontam Eduardo Braga na liderança com 26,1% e tecnicamente empatado com Amazonino que registrou 22,3%, Rebecca Garcia em terceiro com 11,6%, José Ricardo 8%, Liliane Araújo 5,6%, Luiz Castro 3,2%, Marcelo Serafim 3% e Wilker Barreto 1,8%. Nulos ou brancos somam 9,4% e indecisos 9%.
Rebecca Garcia lidera como segunda opção de voto com 15,4%, seguida de Amazonino Mendes com 12,9% e Eduardo Braga com 12,5%.

SEGUNDO TURNO


Na possibilidade de segundo turno entre Eduardo Braga e Amazonino, o levantamento já mostra que a disputa poderá ser emocionante, já que os números são muito próximos. Braga tem 41,2% e Amazonino 37%. Em comparação com as pesquisas anteriores, Eduardo está em queda. Na primeira alcançou 46,2%, depois caiu para 40,7%, oscilando nesta última para 41,2%. Amazonino por sua vez está crescendo. Na primeira estava com 29,6%, na segunda saltou para 35,8% e agora aparece com 37%.

ANÁLISE

Conforme o publicitário Durango Duarte, responsável pelo instituto, "nesta nova rodada, após a formação da aliança (com Marcelo Ramos), Eduardo obteve 26,1%, um pouco a mais do que tinha no primeiro estudo (crescimento de 1,2%). Ou seja, o efeito esperado de um altíssimo crescimento não ocorreu”. Ainda para Duarte, os votos que eram de Marcelo acabaram se distribuindo “para os demais candidatos, bem como para os ‘brancos, nulos e indecisos’.


Amazonino por sua vez teve um crescimento percentual bem maior. Enquanto Braga registrou somente 1,2% de crescimento após a aliança com Marcelo, Amazonino cresceu 3,4%, (quase o triplo), subindo de 18,5% para 22,3%.


"Para explicar essa evolução, precisamos considerar, ao menos, três fatores: o apoio do prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto, a entrada, no projeto, de parte da comunidade evangélica, na pessoa do deputado federal Silas Câmara - que desistiu da sua candidatura e decidiu caminhar com o ex-governador -, e também a adesão e a influência política do senador Omar Aziz”, cravou Durango explicando o crescimento de Amazonino.


Os números apontam que Rebecca Garcia pode ter herdado os votos que antes eram de Marcelo, já que registrou na primeira pesquisa 7% e nesta saltou para 11,6%. "Não podemos deixar de considerar que Rebecca possui a máquina ao seu lado, graças ao apoio de David Almeida, seu único trunfo para um crescimento futuro”, analisa Durango que também aponta o crescimento de José Ricardo como efeito da decisão de Marcelo. O candidato do PT registrou 6,9% e 6,3% nas primeiras pesquisas e agora tem 8% das intenções de voto.


Outra candidata que começa a corrida muito bem posicionada é a estreante em pleitos majoritários Liliane Araújo, escolhida por 5,6% dos entrevistados e bem na frente de outros políticos ‘mais experientes’. Durango atribui esse fenômeno ao que chamou de "voto da insatisfação”.


"Luiz Castro (3,2%), Marcelo Serafim (3,0%) e Wilker Barreto (1,8%), que também tiveram seus nomes avaliados nos dois estudos anteriores, permaneceram na mesma faixa dos percentuais obtidos em maio e início de junho”, finalizou o publicitário.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Eleições 2017, pesquisa, Amazonas

+ Amazonas