Veja os nomes cotados para integrar equipe de Lula em 2023
Manaus/AM - Alckmin, Tebet, Meirelles, Marina. Neste terceiro mandado do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), alguns nomes já começam a aparecer nos bastidores da política para formação da nova equipe do presidente que tomará posse em janeiro de 2023.
Durante a campanha, ele se cercou de petistas antigos que devem ter espaço em sua gestão, como a deputada federal Gleisi Hoffmann e o ex-ministro Aloizio Mercadante. Também deve acomodar novos e importantes aliados, como o vice Geraldo Alckmin (PSB) e a senadora Simone Tebet (MDB) —que embarcou na campanha após ser derrotada no primeiro turno.
Em entrevista recente à uma rádio do Amazonas, Lula preferiu não citar nomes para, segundo ele, não se indispor com certos aliados. Agora, segundo noticiou o site Uol, o presidente eleito tem que equilibrar candidatos derrotados, como o ex-governador Márcio França (PSB), que concorreu ao Senado, e nomes que abriram mão da reeleição em prol da campanha nacional, como o deputado federal Márcio Macêdo (PT-SE).
Lula conseguiu apoio oficialmente de nove partidos (PT, PCdoB, PV, PSB, PSOL, Rede, Solidariedade, Avante e Agir), além do Pros e de parte do MDB e PSD já no primeiro turno. No segundo turno, somaram ainda PDT, Cidadania e outros integrantes do MDB.
ASSUNTOS: Eleições 2022