IFAM certifica operadores de urna nas eleições suplementares 2017
Manaus/AM- Na manhã da última segunda-feira, 14 de agosto, o reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador Yedo Simões de Oliveira, certificaram 89 operadores de urna que atuaram na capital durante as eleições suplementares 2017.
O reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco, destacou a participação de alunos e egressos do IFAM. "Este ano tivemos 100% das vagas ocupadas para operadores de urna por nossos alunos e ex-alunos que estão de parabéns pelo trabalho desempenhado com muito profissionalismo e dedicação. A parceria com o TRE-AM passa pelo viés de cidadania e envolve o tripé do ensino, da pesquisa, da extensão e do desenvolvimento institucional dentro do Instituto", disse o reitor que reafirmou o desejo de futuras parcerias.
Mais de 35 mil estiveram envolvidas no pleito das eleições suplementares 2017, informou o presidente do TRE-AM, desembargador Yedo Simões de Oliveira.
O TRE-AM ainda informou que futuramente as urnas de 15 polos no Amazonas deverão permanecer no município para receber a segunda carga feita pelos próprios operadores capacitados pelo TRE. A decisão reduzirá o custo em quase R$600 mil no pleito com o transporte destas urnas de volta a capital.
Senso de Cidadania
A emoção em contribuir com o processo democrático levou o egresso do curso do Informática do IFAM, Eli Filipe de Souza Bezerra a destacar o civismo vivenciado nesta eleição."A sensação que eu tive só senti igual durante a final de uma Copa do Mundo. É gratificante ver as pessoas exercendo o direito ao voto e desempenhando seu papel enquanto cidadão. Foi uma experiência muito emocionante e que ficará na memória", disse ele.
Os profissionais foram treinados pelos servidores do TRE-AM com aulas práticas simulando diversas situações e palestras com orientações mais técnicas, tais como segurança dos dados e atividades de transmissão.
2 Anos de Parceria
É o segundo ano consecutivo que o IFAM em parceria com o TRE-AM por meio da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização do IFAM (FAEPI) atuam no recrutamento de operadores de urna e de transmissão de dados para trabalhar nas eleições. Em dois anos de projeto (2016-2017) mais de mil profissionais atuaram em todo o Amazonas nos pleitos eleitorais.
Para o secretário de Tecnologia da Informação, Rodrigo Camelo, mesmo com o tempo exíguo, os alunos e egressos do IFAM executaram a missão com muita responsabilidade.
ASSUNTOS: eleições suplementares, IFAM, operadores de urna, Amazonas