Saber responder sobre pontos fortes e fracos pode ser decisivo para contratação
Olá seguidores tudo bem? Hoje vamos aprender, na verdade, um norte de como se posicionar sobre os seus pontos fortes e fracos, que são fatores eliminatórios na entrevista de emprego. Então acompanhe a dica de hoje e boa sorte.
Na entrevista de emprego, as qualidades e os defeitos são muitas vezes questionadas pelos recrutadores. Para saberem mais sobre um candidato numa entrevista de emprego, quase sempre os recrutadores pedem ao candidato para enumerar aspetos positivos e negativos. Há truques para falar a favor dos pontos fortes e fracos de uma pessoa em entrevista de emprego.
Dica 1 – Autoconhecimento é tudo
Autoconhecimento significa estar consciente de quem você é na essência. Descobrir no mais profundo e verdadeiro Eu quais são suas características principais, que fazem você agir da forma que age, ser quem você é, ou ter os resultados que você tem.
Ao falar de autoconhecimento, é indispensável falarmos também de “consciência”. A consciência é o que faz o ser humano poder observar e interagir com tudo o que existe dentro e fora de si. A partir da consciência, é possível tirar suas conclusões próprias e verdadeiras do que é melhor e pior para sua vida, não tendo tanta influência de sentimentos negativos, como o medo, a raiva, o orgulho ou qualquer um que possa prejudicá-lo
Dica 2 – Ponto forte
Nem sempre falar dos aspetos positivos abona a favor do candidato. Em alguns casos, pode ser considerado excessivo. Desta forma essa abordagem deve ser feita de forma racional e moderada.
Por norma, os recrutadores valorizam os candidatos que numa entrevista de emprego destacam como pontos fortes características que os distingam dos restantes a nível profissional. A responsabilidade, a persistência, a proatividade, o domínio de uma língua estrangeira menos comum.
Mas como o dizer? Em vez de puro autoelogio, opte por mostrar com exemplos de situações profissionais passadas como essas qualidades foram benéficas para o trabalho. Destaque a capacidade de resolução de problemas e como deu resposta a desafios.
Dica 3 – Ponto Fraco
Comedida deve ser também a abordagem em torno dos pontos fracos. Não utilize este momento da entrevista de emprego para enumerar defeitos que possam vir a afastá-lo do processo de recrutamento. A ideia do recrutador é descobrir se você é alguém capaz de ultrapassar obstáculos.
Um dos truques para identificar os aspetos fracos passa por mencionar qualidades e exagerá-las.
A honestidade e a sinceridade são pontos-chave nesta abordagem, devendo admitir aspetos negativos sem os exagerar. Por exemplo, se lhe faltam conhecimentos numa determinada área, assuma acrescentando que está já fazendo alguma coisa para melhorar essa competência. Mas sem nunca falar de você mesmo como pessoa desorganizada ou incapaz de cumprir tarefas. Muito menos relacionadas com o cargo a que se candidata.
É isso aí seguidores, se autoconheçam e treinem bastante para não fazer feio na hora da entrevista, se precisarem de ajuda estou nas redes sociais @antoniocarloscfillho,.
Finalizo por aqui desejando boa sorte, e até o próximo artigo.
ASSUNTOS: entrevista de emprego