Escovar os dentes após a refeição é prejudicial
Escovar os dentes após as refeições é frequentemente recomendado pelos dentistas para manter a saúde bucal, porém o que não é explicado é que a escovação só deve ocorrer 30 minutos após a ingestão dos alimentos.
Segundo informações do site Família, isso acontece porque o pH bucal é alterado conforme a composição dos alimentos e bebidas que consumimos, o que compromete o esmalte dos dentes. O ideal é que a escovação aconteça após esse período, tempo em que o pH recupera a neutralidade e forma uma barreira protetora na estrutura dos dentes.
Outra dica é não exagerar no número de enxágues e utilizar a escova correta, pois escovas com as cerdas muito duras agridem o esmalte e podem causar danos. A escovação deve ser feita suavemente e durar cerca de dois minutos.
Escovar os dentes antes de dormir também é fundamental, pois durante a falta de movimento da boca, as bactérias tendem a se proliferar com mais rapidez, o que facilita o surgimento de cáries e outras doenças bucais. Mas vale lembrar que o excesso de escovação também pode prejudicar a dentição.
ASSUNTOS: escovação, saúde, Saúde e Bem-estar