Compartilhe este texto

Governo do Amazonas - Boletim Informatico Nº 6

Por Portal Do Holanda

20/05/2020 18h58 — em
Especiais



AUXÍLIO EMERGENCIAL

O governador Wilson Lima assinou um acordo de cooperação entre a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) e a Caixa Econômica Federal para emissão de RG aos beneficiários do auxílio emergencial do Governo Federal, bem como do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do seguro desemprego.

A medida vai atender quem precisa de documentação para pleitear o benefício federal voltado às famílias mais pobres nesse período de pandemia. Em sete agências da Caixa, em Manaus, a Sejusc montou tendas para atendimento da população.

ARTESÃS DO PROSAMIM PRODUZEM MÁSCARAS

Um grupo de 23 mulheres artesãs moradoras dos residenciais do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) está confeccionando máscaras para serem entregues às famílias carentes da capital, como medida de proteção contra a Covid-19. O trabalho, que é feito em parceria com a iniciativa privada, é também uma oportunidade de geração de renda para as mulheres, que fazem parte das atividades de qualificação profissional desenvolvidas pelo setor social do programa nos residenciais. A meta é produzir mais de 2 mil máscaras artesanais.

INDÚSTRIAS DE BEBIDAS FAZEM DOAÇÃO

A Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (Abir) e suas associadas estão doando 52 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para hospitais do Estado. A Recofarma e a Ambev já formalizaram as doações. As entregas estão sendo feitas à Central de Medicamentos do Amazonas (Cema).

À lista de de doadores se somam as empresas Carrefour, a empresa de embalagens Ball, a Klabin, além das empresas Masa da Amazônia e Colortech. As doações recentes se juntam aos mais de 3 milhões de itens de proteção individual já doados pelas empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM), instituições de classe, varejistas e Ministério da Saúde para o combate ao novo coronavírus no estado do Amazonas.

ALA DESTINADA A INDÍGENAS

Em visita a municípios da região do Alto Solimões, na fronteira do Amazonas com a Colômbia e o Peru, a secretária de Saúde, Simone Papaiz, discutiu a implantação de leitos para atendimento de pacientes indígenas infectados pelo novo coronavírus no Hospital de Combate ao Covid-19, em Manaus. As negociações envolvem a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde. “Apresentamos a necessidade de que o ministério nos envie 15 aparelhos respiradores, que possibilitarão a abertura dessas vagas”, disse.

INTERIOR RECEBE EQUIPAMENTOS HOSPITALARES

Em São Gabriel da Cachoeira, a Susam entregou oito ventiladores pulmonares e mais de 69 mil itens de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras descartáveis e N94, óculos de proteção, aventais, luvas, entre outros. Já Tabatinga, além de dez ventiladores pulmonares, foi beneficiada com 49 mil itens de EPIs.

67 TONELADAS DE ALIMENTOS PARA VULNERÁVEIS

Por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), o governo do Amazonas adquiriu mais 67.650 quilos de produtos regionais oriundos da agricultura local. Os alimentos serão distribuídos a pessoas em vulnerabilidade social. O trabalho será coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

FARMÁCIAS NOTIFICADAS POR PREÇOS ABUSIVOS

O Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon/AM) pediu esclarecimentos a 10 farmácias de Manaus sobre o preço de medicamentos com alta demanda neste período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Os estabelecimentos foram notificados a explicarem os valores cobrados por remédios como Azitromicina, Levofloxacino, Hidroxicloroquina, Tamiflu, Montelair, Koide D, Novalgina, Ivermectina, Prednisolona, Clenil A e vitaminas D e C + Zinco. No início do mês, o órgão notificou o Sindicato do Comércio Varejista de Drogas do Amazonas (Sindidrogas) e pediu dados sobre os valores dos mesmos medicamentos listados nesta segunda-feira. A resposta do Sindicato está sob análise.

MERENDA EM CASA

“Criança gosta de bolacha, leite. Então, eu agradeci muito que veio esse kit, porque nessa época de pandemia e desempregada, está sendo de muita ajuda”, declarou a mãe Bruna Silva ao receber a cesta básica do programa “Merenda em Casa”, que começou a ser entregue em Iranduba e no distrito de Cacau Pirêra, pela Seduc. No município, serão 5,6 mil alunos da rede estadual beneficiados.

Cada kit contém 11 itens alimentícios, dentre arroz, feijão, açúcar, macarrão, enlatados, leite e bolachas doce e salgada. Todos os alunos da rede estadual, independente de modalidade, têm direito ao benefício do programa “Merenda em Casa”.

GOVERNO DO ESTADO IMPLANTA SALAS ROSAS NO INTERIOR

Por determinação do governador Wilson Lima, foram implantados nos municípios do interior, em parceria com prefeituras, 636 Salas Rosas – leitos clínicos exclusivos para pacientes de Covid-19 –, além da ampliação de 67% no número de Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs). O suporte do Governo do Amazonas vai desde a liberação de recursos para os Fundos Municipais de Saúde ao envio de insumos; medicamentos; testes rápidos; cilindros de oxigênio; e equipamentos, como respiradores, monitores multiparamétricos e bombas de infusão, entre outros, para equipar leitos de UCI e de Sala Rosa.

Desde os primeiros casos de Covid-19 registrados no interior até o último dia 15, o número de respiradores nas unidades municipais saltou de 65 para 112 após a pandemia. Desses, 29 respiradores foram enviados pelo governo Estadual. Outros 26 deverão ser entregues ainda esse mês. Foram enviados, ainda, 44 monitores multiparamétricos e 134 colchões hospitalares.

MUNICÍPIOS TÊM APOIO COM EPIs E UTIs AÉREAS

A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) já enviou aos municípios do interior 2,6 milhões de unidades de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Além disso, com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Casa Militar do Governo do Amazonas, a Susam vem abastecendo os hospitais com oxigênio para atender a alta demanda. Tabatinga recebeu 310 cilindros para abastecer o Hospital de Guarnição, enquanto a usina local passa por reparos. Foram enviados ainda 80 cilindros de oxigênio para São Gabriel da Cachoeira e 74 para Tefé, além da instalação de tanques de oxigênio em Manacapuru.

O Governo do Estado reforçou o serviço de transporte sanitário dos pacientes do interior. A quantidade de UTI Aérea dobrou, de três para seis, sendo que três delas são exclusivas para remoção de pacientes com Covid-19. Foram disponibilizadas, ainda, quatro ambulâncias terrestres para realizar as remoções entre portos, aeroportos e atendimento direto aos municípios de Itacoatiara e Manacapuru.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Especiais

+ Especiais