Compartilhe este texto

Cartão amarelo pode definir liderança de Brasil no seu grupo

Por Agência O Globo

26/06/2018 10h25 — em
Esportes



Numa Copa do Mundo tão equilibrada, qualquer detalhe pode fazer diferença. Assim, se quiser ser líder, é melhor que os jogadores do Brasil evitem os cartões amarelos, pois esse pode ser o critério para se definir o primeiro colocado do grupo E. Caso a seleção vença a Sérvia por 2 a 1, e a Suíça supere a Costa Rica por 2 a 0, por exemplo, brasileiros e suíços vão empatar em todos os critérios, e o desempate precisará ser feito pelo Fair Play. A liderança, porém, não necessariamente será algo positivo, pois a Alemanha será a provável adversária.

Essa edição de Copa é a primeira em que a Fifa estabeleceu tal critério para desempate na classificação. Caso as equipes se igualem no número de pontos, os critérios seguintes, em ordem, são: saldo de gols, gols pró, confronto direto, Fair Play e, por último, o sorteio. A regra do cartão funciona de acordo com pontuações específicas. Cada amarelo vale menos um ponto; vermelho por dois amarelos menos três; vermelho direto menos quatro; um amarelo direto e depois um vermelho direto menos cinco.

Sendo assim, o Brasil atualmente está com pontuação negativa de três pontos, e a Suíça de quatro. Do lado brasileiro, já foram amarelados Casemiro, Neymar e Philippe Coutinho. Entre os suíços foram Shaqiri, Lichtsteiner, Behram e Schar. Os dois times têm quatro pontos e três gols pró. A vantagem brasileira, por enquanto, é o saldo, de dois gols contra um da Suíça. Esse número, porém, não é muito difícil de ser revertido na última rodada., até porque o Brasil provavelmente terá um jogo mais complicado.

A Suíça sofreu com os cartões na estreia, fato impulsionado principalmente pelas faltas em cima do Neymar. Entretanto, no jogo seguinte, o time se comportou e a única advertência foi para Shaqiri, por ter tirado a camisa na comemoração de seu gol. Já o Brasil não costuma receber muitos cartões por causa de faltas. Por outro lado, as reclamações excessivas vem sendo um problema. Contra Costa Rica, Coutinho e Neymar foram amarelados após reclamarem com o árbitro.

O critério do Fair Play, inclusive, pode acabar definindo um confronto entre Brasil e Alemanha. Após a vitória sofrida contra Suécia, os alemães só dependem deles para se classificar. Entretanto, a liderança é improvável, já que o México têm seis pontos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil, cartão amarelo, Copa do Mundo, Esportes

+ Esportes