Compartilhe este texto

Adversário do São Paulo perdeu 'nigeriano-norueguês' e vive drama com ídolo

Por Folha de São Paulo

28/04/2025 9h15 — em
Esportes


ouça este conteúdo

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O Náutico, adversário do São Paulo na terceira fase da Copa do Brasil, vive situação complicada dentro e fora dos gramados. Os times se enfrentam nesta terça-feira (29), a partir das 21h30 (de Brasília), pelo duelo de ida do torneio nacional.

A FASE NÃO É BOA

O time pernambucano acumula três tropeços na temporada, contra Itabaiana, Botafogo-PB e ABC. Os duelos deixaram o Timbu, como é conhecido, na antepenúltima colocação da Série C com apenas um ponto.

Coincidência ou não, o Náutico não vence desde que perdeu um atacante "nigeriano-norueguês" para o Criciúma, em negociação ocorrida no início do mês.

Samuel Otusanya era titular absoluto e estava emprestado, mas recebeu uma proposta dos catarinenses. O jogador de 20 anos havia participado de 16 dos 18 jogos do elenco na temporada, com três gols marcados.

Ele, aliás, tem história curiosa: nascido na Nigéria, o atleta iniciou sua trajetória no Haugesund, da Noruega, antes de ser comprado pelo América-PE —o modesto time do Recife faz um trabalho de captação de atletas na África.

Fora de campo, o Náutico vive um drama ainda maior: Kuki, um dos maiores ídolos do clube, está internado há uma semana. O ex-atacante, hoje com 53 anos, sofreu um AVC e está na UTI Neurológica do Real Hospital Português, na capital pernambucana.

O ex-jogador é integrante da comissão fixa do clube, que tem o também experiente Hélio dos Anjos como técnico e nomes veteranos como o goleiro Muriel (ex-Inter) e o atacante Vinícius (ex-Palmeiras) no elenco.

O quadro de Kuki uniu, além do Náutico, os outros dois grandes do estado: Sport e Santa Cruz. O "trio de ferro" firmou uma espécie de parceria ao criar uma vaquinha para ajudar nos custos da hospitalização do ídolo regional.

Sem um dos principais jogadores da temporada e com preocupação diante de Kuki, o Náutico tem o duelo contra o São Paulo como esperança de dias melhores. Independente do resultado no Morumbis, haverá partida de volta: ocorre no dia 20 de maio, no Recife. O confronto vale vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Esportes

+ Esportes