Brasileiro se torna primeiro tenista em atividade da ATP a se assumir gay
João Lucas Reis, um tenista brasileiro de 24 anos, fez história ao se tornar o primeiro jogador ativo da ATP (Associação de Tenistas Profissionais) a se assumir gay. Atual número 367º do ranking, Reis, natural de Recife, compartilhou uma foto no Instagram em que celebra o aniversário de seu companheiro, o ator Guilherme Ricardo, e declarou seu amor com a legenda "Feliz aniversário. Feliz vida. Te amo muito".
Reis tem como seus melhores resultados o vice-campeonato nos challengers de Florianópolis, em 2024, e de Ambato, no Equador, em 2022. Sua melhor colocação no ranking de simples foi o 259º lugar, alcançado em maio de 2023. A decisão de se assumir publicamente marca um momento significativo para a visibilidade LGBTQ+ no esporte profissional masculino, onde a homossexualidade ainda é um tema delicado.
Embora o ex-tenista profissional Brian Vahaly tenha se declarado homossexual em 2017, sua declaração ocorreu anos após se retirar das quadras. Vahaly afirmou que enfrentava constantemente comentários homofóbicos, o que refletia a cultura do vestiário na época. Isso evidencia como o ambiente no tênis masculino tem sido tradicionalmente complicado para atletas LGBTQ+.
No entanto, a situação tem sido diferente no circuito feminino, onde várias jogadoras se assumiram publicamente. Entre elas estão as atuais tenistas Daria Kasatkina, número 9 do mundo, e ícones como Billie Jean King e Martina Navrátilová, que contribuíram para aumentar a visibilidade e aceitação de atletas gays.
ASSUNTOS: Esportes