Compartilhe este texto

Conmebol abre processo, e Palmeiras pode ser punido por racismo de torcedor

Por Folha de São Paulo

10/04/2025 11h00 — em
Esportes


ouça este conteúdo

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) - A unidade disciplinar da Conmebol abriu um processo contra o Palmeiras, e o clube brasileiro pode ser punido após um gesto racista de um torcedor, no jogo contra o Cerro Porteño, pela Libertadores.

O ato já foi identificado pelo clube, que promete providências, mas isso não impede que o procedimento disciplinar avance no tribunal continental.

O UOL apurou que as imagens do fato já foram juntadas. Agora, o Palmeiras receberá um prazo para enviar defesa.

O Palmeiras está sujeito às mesmas punições aplicadas ao próprio Cerro no caso Luighi: multa e até eventualmente o fechamento de algum setor do estádio.

Considerando casos recentes envolvendo clubes brasileiros, o Atlético-MG levou US$ 60 mil de multa por gestos racistas de um torcedor na Libertadores do ano passado.

Nos bastidores da Conmebol, o discurso é que não haverá um julgamento com tratamento especial ao Palmeiras, apesar de Leila Pereira ter feito críticas recentes à entidade pela punição ao Cerro — considerada branda —na Libertadores Sub-20.

Mas os dirigentes no Paraguai reconhecem a ironia da lamentável situação, com o Palmeiras agora em posição invertida em relação ao time paraguaio.

A NOTA DO PALMEIRAS

"O Palmeiras recebeu imagens que mostram um indivíduo fazendo gestos de cunho racista em direção a torcedores do Cerro Porteño durante o jogo desta quarta-feira (09) e, com o auxílio do sistema de biometria facial e das câmeras de vigilância do Allianz Parque, já trabalha para identificá-lo. Tão logo isso ocorra, ele será bloqueado da plataforma de compra de ingressos para os jogos do clube como mandante e também excluído do Avanti, caso seja adepto do programa. O Alviverde ainda registrará Boletim de Ocorrência para a completa apuração do caso. Não toleramos condutas preconceituosas, especialmente em nossa casa, e seguiremos empenhados em extirpar dos estádios sul-americanos toda e qualquer forma de discriminação"


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Esportes

+ Esportes