Compartilhe este texto

Corinthians se diz surpreso com suposta relação de facção criminosa em contratos

Por Portal Do Holanda

19/08/2024 21h54 — em
Esportes


Foto: Reprodução

O Corinthians emitiu uma nota oficial na noite desta segunda-feira (19) expressando surpresa com as alegações de que integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) possam ter influenciado contratos de jogadores com o clube. A declaração vem em resposta a uma reportagem do site *Metrópoles* que sugere que o Ministério Público de São Paulo está investigando um possível financiamento do PCC para contratações de atletas do Corinthians.

Segundo a matéria, a investigação conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) busca esclarecer se os contratos foram financiados com recursos ilícitos do tráfico de drogas. A apuração teria começado após uma delação de março de 2023, que revelou que Rafael Maeda Pires, conhecido como “Japonês” e membro do PCC, teria intermediado a contratação de jogadores como Du Queiroz e Igor Formiga, ambas ocorridas em 2021. A reportagem afirma que o MPSP já possui registros de mensagens de WhatsApp relacionadas às negociações.

Japonês, que seria associado a Marcola, líder do PCC, foi encontrado morto em maio de 2023. O Gaeco também suspeita de uma possível relação entre pessoas próximas da direção do Corinthians e o crime organizado. A investigação está sendo conduzida no contexto de um trabalho maior iniciado no caso VaideBet, que envolve a infiltração do PCC em diversos setores, incluindo transporte público e prefeituras.

O Corinthians, em sua nota oficial, esclarece que, se confirmadas, as contratações suspeitas teriam ocorrido antes da atual gestão. O clube afirma estar à disposição para colaborar com as autoridades e fornecer qualquer documentação necessária para a completa apuração dos fatos.

A nota oficial do Corinthians diz:

“A diretoria do Sport Club Corinthians Paulista recebeu, com enorme surpresa, a notícia da possibilidade de atletas supostamente agenciados por integrantes do crime organizado terem formalizado contratos com o clube. É de se ressaltar que, de acordo com o conteúdo das matérias veiculadas, tais contratos teriam sido celebrados anteriormente à gestão atual. O Corinthians, mais uma vez, se coloca à disposição para fornecer quaisquer documentos que as autoridades reputem importantes e, também, prestar qualquer esclarecimento necessário à completa apuração dos fatos.”

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Esportes

+ Esportes