Compartilhe este texto

Deputados, senadores e governo reagem a fala de presidente da Conmebol sobre Brasil

Por Folha de São Paulo

18/03/2025 19h30 — em
Esportes



BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A deputada federal Érika Hilton (Psol-SP) e o Ministério do Esporte reagiram às declarações do presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, criticadas como racistas.

Nesta terça-feira (18), ele disse que uma edição da Copa Libertadores sem clubes do Brasil seria como "o Tarzan sem a Chita".

Hilton afirmou que denunciou Domínguez ao Itamaraty para que ele seja considerado "persona non grata" no país.

"Em meio a um debate sobre racismo no futebol, ele comparou brasileiros com macacos", disse a deputada.

Ela se refere à repercussão do recente caso de racismo envolvendo o jogador Luighi, do Palmeiras, que foi atacado por torcedores do paraguaio Cerro Porteño em jogo da Libertadores sub-20.

"É absurdo que essas palavras tenham saído da boca de quem deveria justamente prezar pelo mais alto nível nas competições esportivas, dentro e fora de campo", completou Hilton.

Já o Ministério do Esporte publicou uma nota de repúdio contra as declarações de Domínguez.

"As declarações ocorrem em contexto em que as autoridades da Conmebol têm reiteradamente falhado em adotar providências efetivas para prevenir e evitar a repetição de atos de racismo em partidas por ela organizadas, incluindo medidas para combater a impunidade e promover a responsabilização dos responsáveis", afirmou a pasta.

O senador Carlos Portinho (PL-RJ) apresentou um requerimento para que a Casa faça um voto de repúdio contra Domínguez e a confederação. Ele recebeu apoio em sua iniciativa de nomes como o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP).

Portinho justificou seu pedido pela "postura complacente e inaceitável da entidade diante de reiterados atos de racismo no futebol sul-americano", afirmou. E classificou as declarações do presidente da entidade como "ofensivas, desrespeitosas e inapropriadas".


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Esportes

+ Esportes