Entenda a coincidência que liga troca de papas a pequeno time italiano
ouça este conteúdo
|
readme
|
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O que os papas da Igreja Católica e o Avellino, modesto time do sul da Itália, têm a ver? Muito mais do que você pode imaginar...

Guerra do garimpo e a riqueza que o País despreza
AVELLINO SUBIU? ALERTA NO VATICANO
Fundado em 1912, o clube acumula acessos nacionais em anos de troca de um pontífice.
O Avellino subiu no último sábado para a Série B do Campeonato Italiano ao vencer o Sorrento Calcio e, de quebra, garantir o título da terceirona. Dois dias depois, o papa Francisco morreu aos 88 anos.
Há 12 anos, o time também carimbou seu passaporte à 2ª divisão nacional. O período marcou a surpreendente renúncia de Bento XVI do cargo mais importante da Igreja Católica, deixando a sucessão justamente para o argentino.
A cena foi repetida em 2005, 1978 e 1963 em meio às mortes de João Paulo II, João Paulo I, Paulo VI e João XXII. As divisões, no entanto, mudaram e englobaram a Série A e a Série C nacional. O Avellino, aliás, subiu (e caiu) em outros anos sem qualquer mudança no Vaticano.
A atual temporada ainda não acabou para o clube do sul da Itália. A equipe joga para cumprir tabela, neste sábado (26), contra o Team Altamura. O jogo marca a despedida do time da Série C.

ASSUNTOS: Esportes