Compartilhe este texto

EUA superam Japão como maior algoz de medalhistas brasileiros em Paris

Por Folha de São Paulo

11/08/2024 15h18 — em
Esportes



SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Os Estados Unidos não deram chances ao Japão e terminaram na liderança isolada do ranking de países que mais atrapalharam atletas do Brasil em disputas por pódio nas Olimpíadas de Paris.

Atletas norte-americanos foram, disparados, os que mais frustraram brasileiros na briga por medalhas em provas. O levantamento foi feito considerando os confrontos que terminaram com medalhas de prata ou de bronze para o Time Brasil nos Jogos de 2024, além de derrotas na disputa pelo bronze.

Ao todo, os EUA derrubaram o Brasil oito vezes em duelos valendo medalha — tanto em modalidades individuais quanto coletivas. O Brasil perdeu para o rival na final do futebol feminino e teve que se contentar com o bronze no vôlei feminino após derrota indigesta na semi. Na ginástica, a equipe brasileira ficou atrás dos EUA no bronze por equipes na ginástica artística e Rebeca Andrade levou a prata no individual geral e no salto contra Simone Biles. Também foram estadunidenses que "impuseram" a prata para Tati Weston-Webb no surfe, o bronze para Gustavo Akio no skate park e também para Alison Piu no 400m com barreiras.

O Japão ficou na segunda posição do ranking, com três vitórias contra o Brasil na briga por pódio. Willian Lima levou a prata após duelo contra adversário japonês no judô, o bronze de Rayssa Leal no skate street veio diante de uma dobradinha japonesa com Coco Yoshizawa e Liz Akama, e Rafaela Silva caiu na disputa do bronze, também no judô.

A França levou o bronze como algoz brasileiro em Paris, com duas. Itália, Equador, Irlanda, Austrália, República tcheca, China e Noruega completam a lista, cada um tendo superado o Brasil uma vez.

s medalhas de bronze conquistaram no judô não entraram na conta porque vieram pela repescagem. No individual, Larissa Pimenta foi derrotada pela francesa Amandine Buchard nas quartas, mas foi para a repescagem e "medalhou". Na disputa por equipes, o Brasil caiu para a Alemanha nas quartas, mas pegou pódio contra a Itália.

Ranking dos "algozes" do Brasil por medalha em Paris

- EUA: 8 (bronze do Brasil na ginástica artística, prata de Rebeca Andrade no individual geral e no salto, prata de Tati Weston-Webb no surfe, bronze de Gustavo Akio no skate park, bronze de Alison Piu no 400m com barreiras, prata da seleção feminina de futebol, bronze da seleção feminina de vôlei).

- Japão: 3 (prata de Willian Lima no judô, bronze de Rayssa Leal no skate street, derrota de Rafaela Silva na disputa do bronze no judô).

- França: 2 (derrota de Rafael Macedo na disputa do bronze no judô e de Hugo Calderano no tênis de mesa).

- Itália: 1 (bronze do Brasil na ginástica artística)

- Equador: 1 (prata de Caio Bonfim na marcha)

- Irlanda: 1 (bronze de Bia Ferreira no boxe)

- Austrália: 1 (bronze de Medina no surfe, bronze de Gustavo Akio no skate park)

- República tcheca: 1 (prata de Isaquias no C1)

- China: 1 (disputa do bronze de Giullia Penalber no wrestling)

- Noruega: 1 (bronze de Alison Piu no 400m com barreiras)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Esportes

+ Esportes