Compartilhe este texto

Ex-auxiliar de Tite, Cléber Xavier será o novo técnico do Santos

Por Folha de São Paulo

29/04/2025 14h30 — em
Esportes


ouça este conteúdo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Santos fechou a contratação de Cléber Xavier, ex-auxiliar de Tite, para assumir o cargo de técnico do alvinegro. O anúncio deve ser feito pelo clube nas próximas horas.

Auxiliar de Tite nos últimos 24 anos, o gaúcho de Alegrete terá agora, aos 61 anos, a primeira experiência no comando técnico de uma equipe. Ele já havia encerrado a parceria com o técnico no fim do ano passado, em busca de alçar voo solo.

Tite, que esteve perto de assumir o comando do Corinthians na semana passada, anunciou uma pausa na carreira para cuidar da saúde.

O cargo no Santos estava vago desde a demissão do português Pedro Caixinha, no último dia 14. Desde então, o clube sondou uma série de nomes e ficou perto de anunciar o retorno do argentino Jorge Sampaoli, enquanto o auxiliar técnico permanente César Sampaio comandava a equipe em campo.

O novo técnico encontra o Santos em situação complicada no Campeonato Brasileiro. Voltando a disputar a Série A após debutar na segunda divisão no ano passado, o time é o penúltimo na tabela de classificação após seis rodadas, com uma vitória, um empate e quatro derrotas.

A campanha ruim fez com que torcedores invadissem o CT Rei Pelé nesta segunda-feira (28) para cobrar os jogadores.

O próximo compromisso da equipe é pela terceira fase da Copa do Brasil, contra o CRB, na quinta-feira (1º), às 18h (horário de Brasília), na Vila Belmiro.

No início do trabalho no Santos, Xavier não poderá contar com Neymar, que segue em tratamento após sentir uma lesão na coxa esquerda no dia 16, em partida contra o Atlético Mineiro.

O novo técnico já trabalhou com o jogador em duas Copas do Mundo, em 2018 e 2022. Em ambas, a seleção caiu nas quartas de final, para Bélgica e Croácia, respectivamente.

Pela seleção, Xavier venceu a Copa América, em 2019, Por clubes, os principais títulos são a Copa Libertadores e o Mundial de Clubes, pelo Corinthians, o Gaúcho por Grêmio e Inter, e o Carioca com o Flamengo.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Esportes

+ Esportes