Fifa confirma sedes para as Copas de 2030 e 2034
O Congresso extraordinário da Fifa confirmou as sedes das Copas do Mundo de 2030 e 2034. A Copa de 2030 será sediada por Portugal, Espanha e Marrocos, com os primeiros jogos realizados na América do Sul, no Uruguai, Paraguai e Argentina, para celebrar o centenário do torneio. O evento contará com 101 partidas e 20 estádios em 18 cidades, com a abertura no Estádio Centenário, em Montevidéu.
Marrocos, Espanha e Portugal planejam 20 estádios, e a final será possivelmente no Grande Estádio Hassan II, em Casablanca, que será o maior do Mundial. A Copa terá a participação de 48 seleções e promete uma festa global, com o primeiro jogo na América do Sul em 8 de junho de 2030. A abertura na Europa ou África ocorrerá em 13 de junho.
Já a Copa do Mundo de 2034 será sediada pela Arábia Saudita, que realizará o torneio no Oriente Médio pela segunda vez. O país está investindo fortemente em infraestrutura, com 15 estádios, sendo 11 novos e quatro remodelados. A maior arena será o King Salman International Stadium, em Riad, com capacidade para 92.270 pessoas.
A Arábia Saudita está planejando construir a cidade de Neom, que abrigará jogos, com a primeira fase em novos estádios, como o de 46 mil pessoas em Neom. As cidades-sedes principais serão Riad, Jeddah, Al Khobar, Abha e Neom, com as partidas provavelmente acontecendo entre novembro e dezembro, devido ao calor intenso na região.
A Copa de 2030 será a primeira a ter jogos em três continentes, refletindo a diversidade global da competição. Com a participação de 48 seleções, o torneio de 2034 também terá novos formatos e inovações, marcando uma nova era para o futebol mundial.
ASSUNTOS: Esportes