Compartilhe este texto

Fifa pré-seleciona árbitros brasileiros para a Copa do Mundo de 2026

Por Portal Do Holanda

02/01/2025 14h48 — em
Esportes


Wilton Pereira Sampaio em jogo do Brasileirão. Foto: Cesar Greco/ Palmeiras

A comissão de arbitragem da Fifa tem realizado, desde 2022, clínicas e treinamentos para árbitros pré-selecionados visando a Copa do Mundo de 2026, que ocorrerá entre 11 de junho e 19 de julho nos Estados Unidos, México e Canadá. Pela primeira vez, o torneio contará com 48 seleções.

Entre os pré-selecionados estão quatro brasileiros: Wilton Pereira Sampaio, Raphael Claus, Edina Alves e Ramon Abatti Abel. Todos têm chance de serem escolhidos, mas a decisão final da FIFA ainda não tem data definida, embora costume ocorrer no início do ano da competição.

Destaques dos árbitros brasileiros:

Wilton Pereira Sampaio: Se destacou na Copa do Mundo de 2022, apitando jogos importantes como Holanda 2×0 Senegal e Polônia 2×0 Arábia Saudita na fase de grupos. No mata-mata, foi responsável por Holanda 3×1 Estados Unidos (oitavas) e o clássico França 2×1 Inglaterra (quartas).
Edina Alves: Fez história ao ser a primeira mulher selecionada para um torneio masculino oficial da Fifa no Mundial de Clubes de 2020. Apesar de não participar da Copa do Mundo de 2022, ela apitou jogos na Copa América masculina de 2024 e nos Jogos Olímpicos de Paris, além de ter acumulado recorde de oito partidas em duas edições da Copa do Mundo Feminina (2019 e 2023), incluindo duas semifinais.
Ramon Abatti Abel: Árbitro Fifa desde 2023, também esteve nos Jogos Olímpicos de Paris.

A expectativa é grande para a definição dos profissionais que atuarão no Mundial de 2026, um evento que promete ser um marco pela sua expansão e pela diversidade das equipes e árbitros participantes.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Esportes

+ Esportes