Compartilhe este texto

João Fonseca supera qualificatório e encara top 10 no Australia Open

Por Folha de São Paulo

09/01/2025 11h30 — em
Esportes



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A sensação brasileira João Fonseca, 18, manteve a toada positiva iniciada no fim do ano passado, venceu o argentino Thiago Tirante por 2 sets a 0 (6/4 e 6/1) na madrugada desta quinta-feira (9) e se classificou para a disputa da chave principal do Australia Open. Será a primeira participação do jovem tenista em um Grand Slam.

Em sua estreia, Fonseca terá uma missão difícil pela frente. Logo na primeira rodada, o brasileiro 113º no ranking da ATP (Associação de Tenistas Profissionais) encara o russo Andrey Rublev, número 9, e que já foi o quinto melhor do mundo. Em 2024, o russo de 27 anos faturou os títulos do Masters 1000 de Madri e do ATP 250 de Hong Kong.

O tenista brasileiro, por sua vez, chega embalado para o confronto, com 13 vitórias em sequência. Ainda no fim de 2024, Fonseca venceu o torneio ATP Finals Next Gen, que reuniu os oito melhores tenistas de até 20 anos em Jeddah, na Arábia Saudita. Em seguida, faturou o Challenger 125 de Canberra, na Austrália, que serve como preparatório para o Australia Open.

Para chegar à chave principal do primeiro Grand Slam do ano, Fonseca precisou vencer três partidas pelo classificatório preliminar. Ele é o brasileiro mais novo a jogar a chave principal de um Grand Slam na era aberta —a partir de 1968.

"Estou me sentindo confiante, bem. Estou bem confortável e espero que possamos fazer grandes coisas na chave principal", declarou Fonseca.

Além da mais nova promessa do tênis brasileiro, o país também estará representado na chave de simples do Australia Open por Thiago Wild, Thiago Monteiro e Bia Haddad Maia.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Esportes

+ Esportes