Lenda do basquete brasileiro, Amaury Pasos morre aos 89 anos
Amaury Antônio Pasos, um dos maiores nomes do basquete brasileiro e responsável por colocar o país em destaque internacionalmente, faleceu nesta quinta-feira, em São Paulo, aos 89 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada, mas ele estava acompanhado de seus familiares. No dia anterior, Amaury havia completado 89 anos.
Amaury é lembrado como o único atleta a ser eleito duas vezes MVP de Mundiais em posições diferentes, uma conquista histórica que o garantiu no Hall da Fama do basquete. Sua carreira e legados marcaram profundamente o esporte no Brasil e no mundo.
A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) expressou seu pesar pela morte de Amaury e prestou solidariedade aos familiares e amigos. A presidência da CBB também decretou três dias de luto no basquete brasileiro em homenagem ao ídolo.
"Amaury foi um gigante, um homem na vida e uma lenda no basquete. Tenho a satisfação de tê-lo tido como amigo e também como técnico. Um dos maiores não só do Brasil, mas como da história. É uma perda irreparável. Nosso corpo tem prazo aqui na Terra, mas o legado dele é eterno e suas histórias e feitos serão lembrados por gerações", citou o presidente da CBB, Guy Peixoto Jr.
O velório de Amaury Pasos será realizado em São Paulo, aberto ao público, na Rua São Carlos do Pinhal, 376, das 10h às 18h. Fãs e admiradores terão a oportunidade de prestar sua última homenagem ao ex-jogador.
ASSUNTOS: Esportes