Saída de diretor do Corinthians teve conflito com CEO e 'panela' na gestão
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A saída de Leonardo Pantaleão, ex-diretor jurídico do Corinthians, foi bastante conturbada. A reportagem apurou que a relação entre o advogado e membros da diretoria já vinha se desgastando nas últimas semanas.
Na última segunda-feira (30), as desavenças culminaram numa carta do diretor ao presidente Augusto Melo com pedido de demissão.
Questionado sobre os eventos narrados neste texto, o Corinthians disse que "temas ligados à administração e gestão do clube são tratados internamente".
CONFLITO COM O CEO
Três dias antes de pedir renúncia do cargo, Leonardo Pantaleão teve uma discussão com Fred Luz, consultor de operações especiais (CEO) do Corinthians.
A reportagem apurou que o episódio teve grande peso na decisão do ex-dirigente ao deixar o cargo.
Segundo fontes próximas a Pantaleão, a discussão teria sido motivada pelo questionamento dele ao CEO sobre uma possível ação de recuperação extrajudicial para o Corinthians.
O então diretor jurídico havia recebido contatos de diversos conselheiros do clube, na última quinta-feira (26), que indagavam se o clube daria entrada na medida cautelar no dia seguinte. O assunto já circulava pelo Parque São Jorge havia pelo menos três semanas.
Então, o diretor jurídico questionou Fred por telefone, que teria sido grosseiro e afirmado "ser mentira" tais contatos de conselheiros. A partir dali, os dois tiveram uma discussão acalorada, com trocas de ofensas.
O presidente Augusto Melo nega veementemente que o Corinthians vá pedir recuperação judicial ou extrajudicial, situações que poderiam resultar na venda do clube no modelo de SAF.
'PANELINHA' NA DIRETORIA
A reportagem também conversou com membros do Conselho Deliberativo (CD) do Corinthians que apontam um "escanteamento" de Leonardo Pantaleão pela atual diretoria. Diversas fontes afirmam que ele não participava de nenhuma decisão no clube.
Além disso, a proximidade entre o dirigente e o presidente do CD, Romeu Tuma Jr., gerou desconfiança, uma vez que Augusto Melo perdeu a maior parte do apoio que tinha na assembleia.
O desgaste teria ficado mais claro entre Pantaleão e Pedro Silveira, atual diretor financeiro, com quem tinha discordâncias quanto ao envio de informações ao Conselho de Orientação, importante órgão de fiscalização do clube. O desgaste levou a um afastamento.
Em um ofício enviado ao presidente do CD, o Cori reclamou de informações incompletas e inconsistentes sobre os balanços mensais enviadas pelo departamento.
Outrossim informamos, que desde nossa última reunião, realizada no dia 27/8/2024 para exame das Demonstrações Financeiras, movimentações e outros assuntos do primeiro semestre, não nos foram prestadas as devidas explicações e tendo em vista as inúmeras dúvidas deliberamos por 'suspender' a reunião para apresentação de documentos, realização de análise e posterior reapresentação.Ofício enviado pelo Cori a Romeu Tuma Jr.
A fim de esclarecer a reclamação e outros assuntos referentes à gestão, Tuma convocou uma reunião extraordinária para o Conselho na próxima segunda-feira (7 de outubro).
ASSUNTOS: Esportes