Zé Rafael surpreende em recuperação e deve antecipar estreia pelo Santos
ouça este conteúdo
|
readme
|
SANTOS, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Zé Rafael surpreendeu em recuperação e deve antecipar a estreia pelo Santos.

Lula tem razão: Israel está matando palestinos indiscriminadamente
Zé Rafael treinará em campo a partir desta segunda-feira (21), no CT Rei Pelé. O meio-campista começará a transição do departamento médico para o gramado após a cirurgia na coluna.
A programação incluía o início desta nova fase apenas no próximo mês, com a estreia entre o fim de maio e o começo de junho. Agora, a previsão otimista é poder atuar já nos primeiros dias de maio.
O procedimento na coluna foi feito no dia 6 de fevereiro e se imaginava quatro meses de tratamento. Zé conseguiu reduzir essa expectativa em um mês.
Zé Rafael sentia "dores insuportáveis" até em movimentos básicos do dia a dia, como se vestir e tomar banho. Ele conviveu com essas limitações em 2024, quando se tornou reserva do Palmeiras de Abel Ferreira e precisava tomar remédio periodicamente para estar em campo.
O problema chama espondilolistese. Isso é o "desalinhamento entre duas vértebras, ocasionando dor intensa e limitação funcional de intensidades variadas".
O Palmeiras tentou tratamento conservador, mas as dores oscilavam. O Santos, então, reavaliou o caso e decidiu pela cirurgia inédita entre jogadores de futebol.
A cirurgia foi realizada pelo doutor Alberto Godfrid em um método moderno. O procedimento envolveu o uso de enxertos ósseos autólogos [procedimento cirúrgico que utiliza o próprio osso do paciente para reparar lesões ósseas].
Desde o procedimento, Zé fez quatro semanas de fisioterapia mista, em São Paulo ou no CT Rei Pelé. A segunda fase teve exercícios de carga, na piscina e no chão.
O Santos acertou o pagamento de R$ 15,5 milhões para tirar Zé do rival. A negociação foi longa e demandou ao menos três tentativas do Peixe.

ASSUNTOS: Esportes