Deputado quer jornada menor no “Ronda no Bairro”
O deputado estadual Acimar Maciel solicitou, nesta quarta-feira, 27, na Assembleia Legislativa do Amazonas, ao governo do Estado, a alteração da escala de serviço dos policiais militares que atuam no programa Ronda no Bairro.
Segundo Maciel, o cansaço excessivo tem comprometido a qualidade do trabalho, sujeitando o policial a uma jornada estressante, ocasionando constantes acidentes de trânsito envolvendo viaturas e motocicletas conduzidas por policiais do Ronda no Bairro, que “estão dormindo ao volante, colocando em risco não só suas vidas, mas com a vida de terceiros”.
O parlamentar defende que as escalas de trabalho dos policiais do programa de 3x1 e 3x2 sejam abolidas para que esses servidores tenham direito a melhor qualidade de vida e convivência social. “Eu não estou criticando o programa que, na minha opinião, é um dos melhores programas desse governo. Só estou dizendo que já está na hora de alguns ajustes” advertiu.
Na avaliação de Cabo Maciel, é inconcebível que um policial só tenha uma folga, diante de três dias de trabalho, ou ainda três dias trabalhados por dois de folga. “O ideal seria 2x2, em três turnos para toda a Policia Militar, em especial a que trabalha no Ronda no Bairro”, explicou o deputado, comprometendo-se a levar o relatório ao Gabinete Civil do governador, o qual contém inúmeras reclamações, entre elas, o alto grau de insatisfação dos policiais com as escalas de trabalho.
“Temos as denúncias de policiais que estão passando por problemas psicológicos, de homens que estão batendo viaturas e outros dormindo sobre motos. Ele (policial), não tem tempo para família, tempo para acompanhar os filhos na escola e para estar com a família desfrutando de um lazer. Isso tudo tem gerado um gravíssimo problema social dentro da corporação. Tem policial trabalhando 61 dias para obter um dia de folga.” relatou.
ASSUNTOS: estresse, horário, jornada, ronda no bairro