Suécia prende três homens por estupro transmitido ao vivo no Facebook
Três homens foram presos na Suécia sob suspeita de estuprar uma mulher, numa agressão que foi transmitida ao vivo pelo Facebook, de acordo com a polícia local. O suposto estupro coletivo aconteceu no domingo, em Uppsala, a cerca de uma hora da capital, Estocolmo. As informações deixaram em choque a população no país nórdico.
"Esse estupro foi transmitido ao vivo num grupo do Facebook", informou a polícia num comunicado distribuído à imprensa.
Segundo o informe, muitas pessoas assistiram ao crime pela rede social. A polícia entrou num apartamento na cidade e deteve três homens nascidos entre 1992 e 1998. As autoridades também encontraram uma mulher no local. A suposta vítima nasceu em 1998, também de acordo com a polícia.
O episódio é o mais recente a evidenciar a complexidade ética imposta pela facilidade das transmissões ao vivo pelo Facebook. A ferramenta permite que qualquer pessoa faça uma transmissão usando apenas um smartphone com acesso a internet. Mas, enquanto emissoras de TV são submetidas a uma série de regulamentações, os usuários da rede social não encontram restrições para exibir o conteúdo que quiserem.
De acordo com a imprensa sueca, o vídeo do estupro foi removido, e a polícia está pedindo a qualquer pessoa que tenha uma cópia que a entregue às autoridades. Em seu site, o Facebook afirma que vai "remover conteúdo, desativar contas e trabalhar com autoridades quando nós acreditarmos que há um risco genuíno de danos físicos ou ameaças diretas à segurança pública"
ASSUNTOS: estupro, Facebook, suécia, Mundo