Bomba é enviada para Robert De Niro, em novo caso de explosivos endereçados a críticos de Trump
NOVA YORK - Um explosivo de fabricação caseira com destino ao ator americano Robert De Niro foi encontrado na quinta-feira de manhã na produtora do ator em Manhattan, no mais recente caso de uma série de pacotes-bomba enviados a personalidades e líderes políticos associados ao Partido Democrata, e que com frequência foram alvos da retórica do presidente Donald Trump.
A equipe de segurança da TriBeCa Productions, a produtora de De Niro, chamou a polícia de Nova York ao identificar o pacote suspeito. O departamento antibombas efetuou um raio-x no pacote e detectou um explosivo parecido com os enviados para Barack Obama, Hillary Clinton e outros.
Investigadores federais, estaduais e locais em Nova York, Washington, Flórida e Los Angeles trabalham no caso, que não provocou nenhum ferimento até agora, mas causou uma onda de medo no país.
A primeira bomba foi encontrada na segunda -feira na casa do bilionário e filantropo George Soros, conhecido por seu apoio a causas progressistas, ao norte de Nova York.
Na quarta-feira, autoridades confirmaram que artefatos parecidos foram enviados para Obama, Hillary, o ex-diretor da CIA John Brennan, o ex-procurador-geral (ministro da Justiça) Eric H. Holder e a rede de TV CNN, entre outros.
Ainda não está claro se os dispositivos de fato poderiam ter explodido. Não se sabe tampouco se os envios foram feitos por uma ou mais pessoas.
Na quarta-feira, Trump pediu "união" no país diante das ameaças que alguns líderes democratas chamaram de terrorismo. Na manhã desta quinta-feira, no entanto, ele voltou a atacar a imprensa, um de seus alvos preferenciais, atribuindo a ela a responsabilidade pela divisão na sociedade americana.
"Uma parte muito grande da raiva que vemos hoje na nossa sociedade é causada por relatos propositalmente falsos e sem precisão da imprensa tradicional, a quem me refiro como 'fake news'. Ela se tornou tão ruim e odiosa que não consigo nem descrever. A imprensa tradicional precisa de uma limpeza, RÁPIDO!", escreveu no Twitter.
Trump não citou a bomba enviada para a CNN, uma crítica rotineira de seu governo.
ASSUNTOS: explosivos, Robert De Niro, terrorismo, Mundo