Pássaros em risco de extinção são encontrados dentro de canos na Indonésia
JACARTA — Uma operação policial na Indonésia resultou na apreensão de 125 pássaros nativos que seriam contrabandeados para o mercado internacional. Os animais estavam sendo transportados dentro de canos de PVC, informa a BBC.
Foram encontrados 84 papagaios ecletus e 41 cacatuas albas, ave listada pela União Internacional para a Conservação da Natureza como estando em risco de extinção. Segundo a organização, existem no mundo entre 43 mil e 183 mil animais da espécie.
Por causa do desflorestamento e da captura para abastecer o comércio internacional, a Indonésia é lar de várias espécies de aves ameaçadas. Por esse motivo, o governo tem aumentado os esforços de combate ao tráfico de animais. Nesta segunda-feira, uma grande operação foi lançada em várias partes do leste do país, levando à prisão de quatro pessoas.
Se forem consideradas culpadas, elas poderão ser condenadas a até cinco anos de prisão e multas de até 100 milhões de rúpias indonésias, cerca de R$ 24 mil.
Além do mercado internacional, é tradição no país a criação de aves em cativeiro, com animais capturados ilegalmente sendo comercializados em grandes lojas.
Segundo Dwi Adhiasto, da ONG Wildlife Conservation Society, as aves recuperadas nesta segunda-feira (20), provavelmente seriam contrabandeadas para as Filipinas.
ASSUNTOS: extinção, Indonésia, pássaros, Mundo