Oito famílias controlavam o tráfico no Amazonas; veja nomes e funções
O comando da facção criminosa desarticulada pela Polícia Federal no último dia 20 de novembro estava nas mãos de 19 pessoas de 8 famílias, aponta um organograma elaborado pela PF do Amazonas.
De acordo com as investigações da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), o grupo controlava o tráfico de drogas no Amazonas e tinha envolvimento com homicídios, roubou e lavagem de dinheiro.
Famílias
José Roberto Fernandes, o ‘Zé Roberto da Compensa’, comandava tudo de dentro do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj). A esposa de Zé Roberto, Luciane de Lima, auxiliava os integrantes da organização na contabilidade e também na lavagem de dinheiro, o filho dele, Luciano da Silva Barbosa, era um dos responsáveis pela distribuição da droga, e o irmão de Zé Roberto, Cloves Fernandes Barbosa, o ‘Clovinho’, é envolvido em homicídios além de também distribuir os entorpecentes para o irmão. Ainda conforme as investigações da PF, a mulher de Gelson Lima Carnaúba (considerado o segundo comandante da facção) Pamela Nunes Pereira, também administrava o dinheiro oriundo do tráfico e usava a conta bancária da filha para depósito. Já na família de "João Branco”, o irmão Manoel Ivani Pinto Carioca e o sobrinho deles, Francisco Sidney Marques Carioca, estavam envolvidos, conforme a PF. João Pinto Carioca, continua foragido e segundo o delegado da DRE estaria no exterior com a esposa após ter feito cirurgia plástica para modificar a aparência.
Os irmãos Lenivaldo Alves de Freiras e José Carlos Freitas também distribuíam drogas para Zé Roberto. Já Cleomar Ribeiro de Freitas, o ‘Copinho’, comprava armas e drogas para a facção, e tinha ajuda da mulher, Andreia do Carmo Feitosa, que administrava o dinheiro e utilizava conta corrente da empresa dela para lavagem de dinheiro.
A “Princesinha do Tráfico”, Suzan Brito de Almeida e o marido, o colombiano João Fredy Polonia Barros, forneciam drogas para ‘Zé Roberto’, conforme a PF. Outro casal envolvido é Marcos Roberto Miranda da Silva, o ‘Marcos Pará, e a esposa, Luciana Uchôa Cardoso, que é irmã de Winchester Uchoa Cardoso, o ‘Chester’, que foi decapitado assim que entrou no Compaj em julho deste ano. Ele foi “acusado” de tentar montar uma nova organização criminosa para ‘concorrer' pelo domínio do tráfico com a Família do Norte.
Veja também
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.
ASSUNTOS: facção amazonas, Família do Norte, fdn, tráfico de drogas, zé roberto da compensa, Policial