Compartilhe este texto

Carreta Furacão é proibida de usar 'Fonfon' e leva multa de R$ 70 mil

Por Portal Do Holanda

17/07/2024 9h25 — em
Famosos & TV


Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu proibir a Carreta Furacão de usar a imagem do personagem Fonfon, conhecido por suas características semelhantes ao do personagem 'Fofão'. A decisão incluiu o pagamento de uma indenização por danos morais, no valor de R$ 70 mil, à família de Orival Pessini, criador do personagem super popular nos anos 80.

O desembargador José Carlos Ferreira Alves, relator do recurso, ressaltou que o grupo já havia sido acusado de plágio relacionado ao mesmo personagem, mas mesmo assim criou uma figura nova com nome e aparência muito semelhantes ao original. 

“O grupo resolveu criar o personagem como forma de burlar direitos autorais e continuar a fazer uso desautorizado, tornando duvidosa a alegação de que se trata de uma paródia. Uma vez demonstrada a utilização indevida com a modificação não autorizada pelo autor da obra, a conduta ilícita já está caracterizada, sendo o dano presumido”, destacou o desembargador.

O desembargador também ressaltou que Orival Pessini tinha declarado que não queria que seu personagem fosse usado para qualquer outro propósito além do entretenimento infantil, e após seu falecimento as máscaras e trajes do personagem foram destruídos conforme seu desejo.

A 2ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a decisão da 7ª Vara Cível de Ribeirão Preto, que condenou o grupo.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Famosos & TV

+ Famosos & TV