Com demência, Maurício Krubusly vai ganhar documentário
Maurício Kubrusly, de 79 anos, conhecido como repórter do programa Fantástico da TV Globo, será o tema de um documentário chamado "Kubrusly: Mistério Sempre Há de Pintar por Aí". A produção, com previsão de estreia para dezembro na plataforma Globoplay, foi anunciada pelo colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo. Antes de estrear na plataforma, o filme abrirá a 11ª Mostra de Cinema de Gostoso, em 22 de novembro.
Kubrusly, que teve o diagnóstico de demência frontotemporal revelado em 2023 pelo Fantástico, vive atualmente no sul da Bahia com a esposa, Beatriz Goulart. O programa homenageou o ex-repórter durante uma matéria comemorativa dos 50 anos da atração, destacando sua decisão de deixar São Paulo e abraçar a vida em meio à natureza após o diagnóstico. O programa lembrou que, embora a memória tenha sido comprometida, sua paixão pela vida e pelo povo brasileiro permanece.
O jornalista deixou a TV Globo em maio de 2019, após 34 anos de atuação. Sua saída foi anunciada pelo diretor de jornalismo da emissora, Ali Kamel. Conhecido pelo quadro "Me Leva, Brasil", que foi exibido de 2000 a 2017, Kubrusly viajou por mais de 150 cidades e percorreu aproximadamente 400 mil quilômetros em busca de histórias curiosas e únicas pelo Brasil. Em 2005, lançou um livro com o mesmo nome do quadro, onde reuniu relatos das suas experiências pelo país.
A demência frontotemporal, que também acomete o ator Bruce Willis, afeta principalmente o comportamento e o humor. Os sintomas iniciais incluem mudanças emocionais que podem levar a comportamentos inadequados, apatia ou, em alguns casos, energia desinibida. Pacientes podem apresentar atitudes irresponsáveis, perder o filtro social ou ter dificuldade em compreender e se colocar no lugar do outro.
ASSUNTOS: Famosos & TV