Compartilhe este texto

Filme com Wagner Moura, 'O Agente Secreto' concorre à Palma de Ouro em Cannes

Por Portal Do Holanda

10/04/2025 9h47 — em
Famosos & TV


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
ouça este conteúdo

O Festival de Cannes anunciou, nesta quinta-feira (10), os filmes que compõem a sua seleção oficial para a edição deste ano, e o Brasil marca presença na disputa pela Palma de Ouro pela segunda vez consecutiva. O cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, que em 2019 conquistou o Prêmio do Júri por "Bacurau" e em 2023 exibiu o documentário "Retratos Fantasmas" no festival, retorna à Croisette com seu novo longa-metragem, "O Agente Secreto".

Ambientado nos anos finais da ditadura militar, na década de 1970, "O Agente Secreto" é um thriller político que conta com um elenco de peso, incluindo Wagner Moura, Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa, Thomás Aquino e o ator alemão Udo Kier. Em declarações à imprensa, Kleber Mendonça Filho expressou sua satisfação com a seleção: "[Exibir o longa em Cannes] É a combinação perfeita: encerra a realização do filme e inaugura a sua trajetória. Estou feliz com 'O Agente Secreto', honrado com o convite e quero que as pessoas vejam o filme no exterior e no Brasil. É uma história muito brasileira e, por isso mesmo, é um filme do mundo todo." Wagner Moura também celebrou a participação do filme no festival, relembrando seu encontro com Kleber Mendonça Filho em Cannes em 2003, quando ainda era crítico de cinema.

"O Agente Secreto" se junta a uma seleção de filmes de renomados cineastas internacionais que também competirão pela Palma de Ouro, como Sergei Loznitsa ("Two Prosecutors"), Wes Anderson ("The Phoenician Scheme") e os irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne ("Young Mothers"). Outros títulos aguardados na competição incluem "Alpha", de Julia Ducournau (vencedora da Palma de Ouro por "Titane"), "In Simple Accident", de Jafar Panahi, "Nouvelle Vague", de Richard Linklater, e "Eddington", de Ari Aster.

Além da participação de Kleber Mendonça Filho na competição principal, o Brasil também será homenageado no Mercado do Filme, a área de negócios do Festival de Cannes, em paralelo a um intercâmbio cultural com a França para celebrar 200 anos de relações diplomáticas. A expectativa é que essa vitrine impulsione acordos de coprodução e distribuição para o cinema brasileiro. Karim Aïnouz, que representou o Brasil no ano passado com "Motel Destino" e venceu a mostra Um Certo Olhar em 2019 com "A Vida Invisível", retorna a Cannes este ano como padrinho da Fábrica de Diretores, um programa de formação que abrirá a seção paralela Quinzena dos Realizadores com quatro curtas-metragens rodados em Fortaleza. O 78º Festival de Cannes acontecerá entre os dias 13 e 24 de maio, com a atriz francesa Juliette Binoche como presidente do júri e uma Palma de Ouro honorária para Robert De Niro.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Famosos & TV

+ Famosos & TV