Ginecologista alerta sobre a importancia de tomar a vacina contra o HPV
O HPV (Papiloma Vírus Humano) é o grande responsável pelo câncer do colo de útero e possui mais de 100 subtipos. Atualmente, além do exame de Papanicolau, existe também a vacina contra o HPV como ferramenta importante na prevenção do câncer de colo uterino e dos demais tumores associados à infecção por esse vírus.
De acordo com o ginecologista e obstetra de São Paulo, Gustavo de Paula Pereira, atualmente há dois tipos de vacina disponíveis no Brasil: a bivalente e a quadrivalente. Ambas protegem contra os sorotipos 16 e 18 do HPV, que são os mais associados ao câncer de colo uterino. “Além disso, a quadrivalente também oferece proteção contra o HPV 6 e 11, que são os principais causadores das verrugas genitais”, explica o especialista.
Ainda segundo o especialista é preciso ressaltar que a vacina está disponível no serviço público de saúde para meninos de 12 e 13 anos e para meninas de até 14 anos. “Mulheres de outras faixas etárias também podem pagar para tomar a vacina. Converse com seu médico sobre as indicações”, finaliza Gustavo.
ASSUNTOS: Famosos & TV