Ivete Sangalo e Claudia Leitte trocam unfollow em meio à polêmica de intolerância religiosa

ouça este conteúdo
|
readme
|
Parece que a relação entre Ivete Sangalo e Claudia Leitte estremeceu após a polêmica envolvendo um possível intolerância religiosa por parte de Claudia, que mudou a letra de uma música para não citar Iemanjá. As artistas, que ao longo dos anos sempre negaram rumores de rivalidade, deixaram de se seguir nas redes sociais.
O episódio começou quando Claudia, que é evangélica, modificou a letra da música Caranguejo durante uma apresentação. Na versão original, a canção traz a frase: “Jogando flores no mar, saudando a rainha Iemanjá”. Porém, no vídeo que viralizou no final de 2024, Claudia substituiu o trecho por: “Jogando flores no mar, saudando meu rei Yeshua [Jesus em hebraico]”.
A mudança gerou críticas, incluindo uma manifestação do secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, que sem citar diretamente o nome da cantora, publicou um texto defendendo a importância das raízes africanas na axé music e na cultura brasileira. “Axé é uma palavra de origem yorubá, com significado e valor insubstituíveis na cultura e nos cultos de matriz africana. Dessa mesma fonte vêm os toques de percussão que dão identidade à axé music”, escreveu.
Ivete Sangalo reagiu à postagem do secretário com curtida e emojis de aplausos, sinalizando apoio à crítica.
Em meio à polêmica, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) declarou que investigaria se a substituição do nome de Iemanjá por Yeshua poderia configurar racismo religioso, dado o apagamento de uma referência cultural e religiosa de matriz africana.
Veja também

ASSUNTOS: Famosos & TV