Shakira é processada por suposta sonegação fiscal
RIO — A Agência Tributária espanhola denunciou a cantora Shakira ao ministério público do país por crime fiscal entre os anos de 2011 e 2014. Segundo noticiou o jornal "La Vanguardia", o órgão considera que, como teria residido na Espanha durante estes anos, a artista colombiana deveria ter declarado seus rendimentos ao fisco espanhol.
Ao não pagar impostos sobre sua renda, a cantora teria incorrido em um crime que pode ser punido com dois anos de prisão. A ação seria de "dezenas de milhões de euros", segundo publicou o "La Vanguardia".
De acordo com o jornal, fontes ligadas a empresa "PriceWaterhouseCoopers", que faz assessoria de assuntos financeiros para a artista, afirmaram que o caso trataria-se de "uma diferença de critério, não de ocultamento fiscal". Além disso, Shakira estaria disposta enfrentar as "consequências econômicas das discrepâncias técnicas que tem com o fisco".
A cantora colombiana formalizou sua relação amorosa com o jogador do Barcelona Gerard Piqué, com quem tem dois filhos, em 2011. No entanto, somente estabeleceu sua residência e passou a declarar rendimentos na Espanha a partir de 2015.
Segundo informou o "La Vanguardia", fontes ligadas a Shakira afirmam que entre 2011 e 2014 ela não morou de forma fixa no país. A cantora assegura que durante estes anos passava a maior parte do tempo fora da Espanha e que sempre cumpriu com suas obrigações fiscais.
ASSUNTOS: shakira, shakira crime, Famosos & TV