Tiago Leifert bate boca com Sara Zarâ ao vivo ao dizer que Vini Jr não sofreu racismo na Bola de Ouro
Tiago Leifert, de 44 anos, rebateu as críticas que recebeu nos últimos dias após falar que Vini Jr. deveria ter ido ao Bola de Ouro. O apresentador conversava com a influencer Sara Zarâ, que costuma debater sobre temas de racismo, em uma live nesta quinta (31), mas os dois acabaram batendo boca ao vivo.
"Vocês sabem que eu sofri mais um cancelamento brutal de algumas pessoas na internet por causa de uma opinião. Eu estou sendo acusado de ser racista na internet. As pessoas estão falando com essa palavra mesmo só porque eu acho que tanto o elenco do Real Madrid, quanto o Vinicius, deveriam ter ido à cerimônia, ranqueado a cerimônia da Bola de Ouro como eu achava que o Cristiano Ronaldo, em 2018, deveria ter ido também", disse Leifert.
O apresentador, então, perguntou se Sara havia assistido a live de segunda e ela respondeu: "Não, porque eu não gosto de esporte e de futebol. De verdade, eu não tive interesse de ver porque eu consigo separar o que é o contexto de uma conversa de um assunto e o que é uma fala que não cabe em nenhum contexto. E pra mim, ouvir o que você disse, aquela orientação que você deu, não cabe em nenhum contexto, nem de futebol.vEntendeu? Então, aquela fala pra mim não deveria ser usada nem ali, nem sobre qualquer assunto porque realmente não é uma orientação que serve pra nós", pontuou Zara.
"O Vinicius pode não ter perdido por racismo porque tem esses critérios que você entende por futebol. Só que o que a gente tá falando aqui, Tiago, não é sobre o Vinicius não ter ganhado por incapacidade. O assunto que foi levantado durante todo esse tema foi porque já foi preparado um ambiente hostil que ele tem enfrentado faz muito tempo. E não é sobre o Vinicius. É sobre toda uma comunidade, inclusive eu", explicou Zarâ.
"Eu acredito que pessoas da sua bolha têm uma dificuldade de entender que todo um processo justifica um. Se você vive aqui nesse planeta, e eu acho que você vive aqui, você já conseguiu entender, que não só o Vinicius, como todo brasileiro preto, passa por alguma atitude de provocação ou de crime racista o tempo todo. Tanto que teve uma condenação", analisou ela.
Tiago falou sobre as pessoas que participaram da votação: "São 100 pessoas [que votaram]. Elas têm arroba, Instagram, Twitter. Por isso que eu acho que me chamar do que chamaram, dizer que eu estou tentando ensinar um homem preto a fazer alguma coisa é um absurdo. Porque não aconteceu um caso de racismo ali, na Bola de Ouro", reafirmou ele.
"Eu não sei o que é pior: você falar ou você se defender. A premiação ia ser nesse ambiente? Essas pessoas que estão aí iam estar lá dentro?", disse Sara.
E continuou: "Pra você isso é suficiente porque você acha que isso é um privilégio de uma pessoa preta ter que lidar com o problema, que não é nosso', criticou a influencer.
Leifert tentou falar ao mesmo tempo que Sara e levou um fecho da influencer: "Tiago, você me chamou aqui para uma conversa. Deixa eu falar sem você me interromper, por favor, porque acho que vai ficar mais fácil de falar. Eu acredito que você não nasceu pra falar só de futebol. Você trabalha com jornalismo, futebol, esporte, mas não precisa só se atentar a isso", disparou.
"Você falou o que você pensa dentro daquilo que você acha e se propôs. Só que pra viver uma vida, não precisa de estudo, e sim de vivência. Se você se sentiu atacado e injustiçado por tantas pessoas pela opinião que você deu, eu acho justo você sentir essa revolta toda. Mas será que não ficaria pleno, justo e digno você parar para pensar assim: Olha, se muitas pessoas de um grupo se incomodaram com a minha fala, deixa eu perguntar pra elas como se sentiram ao ouvir'. Porque eu também me defenderia se eu estivesse me sentindo injustiçada", acrescentou ela.
"Em nenhum momento você me perguntou: 'Olha, Sara, como pessoa preta, o que você interpretou com o que eu disse?'. Você nunca falou sobre mim ou meu grupo, foi sobre você. É sobre futebol, não é sobre racismo e é a sua opinião. Só que do lado de cá, o apontamento é outro que a gente já faz há anos. Então eu acho que seria um pouco mais plausível você, no seu lugar de privilégio total, pelo menos pensar um pouquinho e perguntar pra nós: 'Por que vocês estão achando isso?'. Pra gente falar como isso soa pra gente, Tiago", explicou.
O bate-boca entre Tiago e Sara repercutiu nas redes sociais.
ASSUNTOS: Famosos & TV